Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Grupo Europcar compra Goldcar

Decerto já viu a circular nas estradas nacionais, especialmente em locais mais turísticos, inúmeros automóveis com um enorme autocolante amarelo no vidro traseiro a dizer Goldcar. Trata-se de um automóvel alugado, daquela que é a maior companhia low cost de aluguer de automóveis da Europa. O sucesso da Goldcar não tem passado despercebido, tendo registado um impressionante crescimento de 17% anual entre 2008 e 2016, tendo gerado uma receita de 240 milhões de euros em 2016.

Estes são argumentos mais do que suficientes para tornarem a Goldcar num excelente negócio, razão pelo qual o Grupo Europcar, líder europeu em serviços de aluguer de automóveis, decidiu adquirir a Goldcar. Através desta aquisição estratégica, o Grupo Europcar consegue assim aumentar a sua exposição em três grandes motores de crescimento, na região do Mediterrâneo (onde a Goldcar domina), no segmento de lazer e no segmento low cost, tornando-se num dos principais players no segmento europeu com maior crescimento, que é o segmento low cost.

Esta aquisição estará sujeita às regras habituais, incluindo a aprovação por autoridades “antitrust”, devendo todo processo estar concluído no segundo semestre de 2017. A transacção proposta, que deverá gerar cerca de 30 milhões de euros em sinergias de custo por ano até 2020, é baseada num Valor Corporativo Empresarial de €550 milhões. Para a Caroline Parot, Chief Executive Officer do Grupo Europcar:

Após a aquisição da Buchbinder, em Maio, a aquisição da Goldcar é mais um passo estratégico importante para o Grupo Europcar, pois permitir-nos-á tornarmo-nos num player importante no segmento europeu low cost. Este movimento estratégico está totalmente em linha com a nossa Ambição 2020 e aumenta a confiança na nossa capacidade de cumprir os objectivos que anunciámos em Outubro de 2016 de atingir pelo menos 3 mil milhões de euros de receita anual e uma margem EBITDA ajustada no Grupo, pelo menos, de 14% até o final de 2020. Com a combinação da InterRent, Buchbinder e Goldcar, construiremos a plataforma e a escala que procuramos no segmento low cost. Esperamos, portanto, que nossa unidade de negócio low cost gere uma parcela significativa das nossas receitas do Grupo no futuro e, mais importante, possa ancorar o desenvolvimento do Grupo como um todo“.

Para Juan Carlos Azcona, Chief Executive Officer da Goldcar: “Estamos muito entusiasmados por integrar o Grupo Europcar, o principal player do setor europeu de aluguer de carros, e estamos ansiosos para trazer o nosso know-how empresarial e conhecimentos do low cost ao Grupo. Ao longo dos últimos anos esforçamo-nos para ser um impulsionador de mudança de jogo no espaço de mobilidade de lazer na Europa, oferecendo um crescimento orgânico de dois dígitos e as melhores margens, graças a uma combinação única de escala, inovação e agilidade. Num espaço ainda amplamente fragmentado, vemos muitas oportunidades para o negócio da Goldcar continuar a crescer no futuro e acreditamos que a partilha das nossas melhores práticas e forças corporativas ajudará a elevar ainda mais as perspetivas de crescimento combinado da empresa“.