No início do ano estive em Barcelona, a convite da Mazda Portugal, para conhecermos o novo Mazda MX-5 RF durante a apresentação internacional desse mesmo modelo (veja aqui), tendo tido a oportunidade de realizar percursos que permitiram explorar o excelente comportamento desta nova versão do mítico Mazda MX-5. De seu nome RF, que é abreviação para Retractable Fastback, esta versão diferencia-se do modelo de capota de lona por possuir uma capota rígida de actuação mecânica, que demora 13 segundos a abrir totalmente.
Mas além da diferença óbvia no topo de material utilizado na capota, o MX-5 RF diferencia-se pela aplicação de um pilar B rígido, colocado logo atrás do habitáculo, que permite que, com a capota recolhida, o habitáculo esteja protegido, como se de um modelo Targa se tratasse. Poderá parecer um detalhe mínimo, mas durante os três graus negativos presentes durante a apresentação (fruto de uma frente fria polar que invadiu a Europa durante o mês de Janeiro), esta ligeira protecção serviu na perfeição para garantir algum conforto nestas condições extremas, embora estivesse devidamente agasalhado com um bom blusão e um caloroso gorro para a cabeça.
Estranhamente o período de ensaio que agendei com a Mazda Portugal calhou numa das poucas semanas mais frescas após o período de Verão, levando novamente a confirmar o quanto esta versão RF permite que usemos o Mazda MX-5 mais vezes sem capota, visto garantir maior conforto no interior. Por se tratar de uma solução que implicou algumas alterações em termos estruturais e do próprio mecanismo da capota, esta versão RF vê o seu peso subir em 45 kg face à versão com capota de lona, tendo o compartimento da bagageira permanecido praticamente intacta, ao diminuir dos 130 para 127 litros.
Claro que a aplicação de uma capota rígida mecânica, o MX-5 RF sofreu ligeiras alterações que o tornam, em termos de desempenho, menos apetecível que a versão normal, como o ligeiro aumento no tempo de aceleração dos 0-100 km/h em 0,3 segundos, e uma redução na velocidade máxima, de 204 para 203 km/h. A nível de consumos também assistimos a ligeiras alterações, embora insignificantes para o dia a dia, como o consumo misto subir de 6,0 para 6,1 l/100km, e as emissões de CO2 de 139 para 142 g/km.
De resto, tirando a questão visual, o funcionamento do mecanismo da capota rígida e o melhor isolamento térmico e acústico que a capota de lona, não existem grandes diferenças para o MX-5 tradicional, o que é, só por si, excelente, visto que o pequeno roadster produzido em Hiroshima é um dos mais divertidos e eficazes do mercado. A precisão da direcção e do funcionamento da caixa de velocidades (manual) continuam a ser uma referência, tal como o impressionante motor SKYACTIV-G 1.5, que embora disponha de uma cilindrada tão baixa e sem recurso à sobrealimentação, garante um andamento muito interessante e consumos surpreendentemente baixos, não muito diferentes dos anunciados.
É impressionante a rotatividade deste pequeno motor de quatro cilindros e 1,5 litros de cilindrada, que pede-nos para puxarmos por ele, de forma a que ele nos possa disponibilizar tudo o que tem para dar, como os 131 cavalos de potência, disponível às 7000 rpm. Falta apenas referir que a versão testada, além de uma combinação de cores muito agradável, em branco pérola com elementos em preto a fazer contraste (como as jantes), vinha equipado com os excelentes bancos desportivos da Recaro, em pele e alcantara, com o sistema de som BOSE embutido nos encostos de cabeça.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 203 km/h |
Capacidade | 1496 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,6 s |
Potência | 131 cv (7000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 150 Nm (4800 rpm) | Cidade (anunciado) | 8,1 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,9 | |
Tracção | Traseira | Média (anunciada) | 6,1 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões Co2 | 142 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 3915 / 1230 / 1735 mm | Valor base | €29 841 |
Peso | 1265 Kg | Valor viatura testada | €33 841 |
Bagageira | 127 litros | I.U.C. | €168.98 |