Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW vai cobrar anuidade pelo uso do Apple CarPlay

Ao contrário de outros fabricantes, que oferecem o serviço de série em todos os seus modelos, a BMW vai transformar a utilização da plataforma Apple CarPlay num serviço que será pago através de uma subscrição anual.

Foi revelado pela BMW, durante o Salão Automóvel de Detroit, que a BMW iria passar a cobrar uma subscrição anual pelo uso da plataforma Apple CarPlay nos sistemas de infoentretenimento dos seus veículos. Embora não tenham sido revelados (ainda) dados sobre o mercado Europeu e Português, a BMW USA irá oferecer o primeiro ano aos utilizadores deste serviço, cobrando 80 dólares por ano, podendo o utilizador desactivar o serviço quando desejar.

Esta medida irá certamente chocar muitos dos nossos leitores, tal como nos chocou a nós, especialmente se tivermos em conta que cada vez mais fabricantes estão a oferecer este serviço gratuitamente nos modelos base, como a Kia com o Stonic, por exemplo. Porém, para os responsáveis da BMW USA, esta mudança de atitude permitirá poupar aos utilizadores os actuais 300 dólares cobrados (nos EUA) pelo suporte da plataforma Apple CarPlay, uma vez que estes poderão cancelar o serviço, caso deixem de usar um smartphone Apple.

Embora esta medida pudesse ter algum fundamento, deixa de fazer sentido a partir do momento em que a BMW não suporta nem tem prevista a implementação do suporte da plataforma Android Auto da Google, e isto sem contarmos com o facto de que esta “poupança” seria uma mera gota de água num total de largos milhares de euros pela compra de um automóvel da marca BMW. Faz pena esta mudança de atitude, especialmente se tivermos em conta que a BMW é o único fabricante que permite usar o serviço Apple CarPlay sem precisar de cabo, com o novo BMW Série 5.