Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Porsche 919 Hybrid EVO mais rápido que Fórmula 1 em SPA-Francorchamps

Apesar de ter abandonado o mundial FIA WEC, a Porsche decidiu investigar qual o total potencial do seu modelo LMP1 sem as restrições da FIA. Resultado? A melhor volta de sempre em SPA-Francorchamps, com o Porsche 919 EVO a bater o recorde de Lewis Hamilton com o seu F1 Mercedes W07.

Para celebrar a vitória nas três últimas edições das 24 Horas de Le Mans, a Porsche criou uma digressão de tributo ao seu LMP1 vitorioso, que começou em SPA-Francorchamps, e passará por Nordschliefe, Goodwood Festival of Speed, Festival de Brands Hatch e Laguna Seca, durante a Porsche Rennsport Reunion. Para essa digressão, a Porsche optou por melhorar o seu protótipo LMP1, criando assim o Porsche 919 Hybrid EVO, que vê assim todo o seu potencial devidamente explorado, ao ver todas as restrições impostas pela FIA removidas.

Estas restrições actuavam sobre o fluxo de combustível permitido para alimentar o motor de combustão, tendo sido utilizado o sistema eléctrico que a Porsche tinha desenvolvido para a época de 2018 (e que nunca chegará a ser utilizado), bem como importantes melhorias aerodinâmicas. Ainda assim, Stephen Mitas, Chief Race Engineer LMP1 admitiu que nem este modelo tira total partido das capacidades da plataforma usada, por falta de recursos, visto tratar-se de um projecto que foi descontinuado.

Com tudo isto, o Porsche 919 Hybrid EVO mantém-se fiel ao compacto motor de combustão V4 de dois litros de cilindrada, que funciona em conjunto com dois sistemas de recuperação de energia distintos, um associado ao sistema de travagem e outro associado ao sistema de escape. Este motor actua sobre o eixo traseiro, sendo o dianteiro actuado por um poderoso motor eléctrico. Ao todo estamos a contar com um motor de combustão que vê a sua potência subir dos anteriores 500 cavalos para 720 cavalos, e o circuito eléctrico subir dos anteriores 400 cavalos para 440 cavalos, perfazendo uma potência total de 1160 cavalos.

Também a aerodinâmica, que foi melhorada através da aplicação de um maior difusor dianteiro e uma asa traseira de grande dimensão, ambas ajustáveis e com DRS activo, foram o suficiente para garantir um ganho aerodinâmico de 53 % face ao modelo que competiu na época passada. Tudo isto permitiu ao Porsche 919 Hybrid EVO bater o melhor tempo de sempre por volta no mítico circuito de SPA-Francorchamps, ao bater o anterior recorde, detido por Lewis Hamilton ao volante do seu Mercedes F1 W07, obtido durante o GP da Bélgica a 26 de Agosto de 2017.

Ao volante do novo Porsche 919 EVO esteve Neel Jani, piloto Suíço conseguiu completar os sete quilómetros de pista em 1:41.770, batendo o tempo de Hamilton de 1:42.553. Neel Jani conseguiu atingir uma velocidade máxima de 359 km/h e uma velocidade média de 245,61 km/h. Tal feito foi conseguido pelas 10:23 locais, com uma temperatura ambiente de 11ºC, e 13ºC medidos no asfalto da pista.

Para Neel Jani: “O 919 EVO é brutalmente impressionante. É definitivamente o carro mais rápido que conduzi. O nível de aderência está numa outra dimensão, nunca pude imaginar que tal fosse possível. A velocidade a que tudo acontece numa única volta com o 919 EVO é tão rápido que tive que adaptar totalmente o meu tempo de reacção, mesmo face ao ritmo que utilizei durante o campeonato FIA WEC. Não foi apenas mais rápido que a pole da Fórmula 1 de 2017, como foi 12 segundos mais rápido que a pole position do FIA WEC no ano passado!