Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Conheça a nova Volvo V60, já disponível para encomenda, a partir de €43.500

Fomos conhecer a nova carrinha Volvo V60, que já se encontra disponível para encomenda, a partir de €43.500. Ficámos também a conhecer as principais diferenças face à sua antecessora, bem como todas as novidades tecnológicas que deverão fazer a diferença num dos segmentos mais competitivo do mercado.

2018 não podia começar de melhor maneira para a Volvo Car Portugal, ao ser a marca Premium com maior crescimento no primeiro trimestre do ano, 9,1% face ao mesmo período de 2017, embora internacionalmente os resultados tenham sido ainda melhores, com os mais de 14% registados em termos globais. Segundo os responsáveis, estes resultados devem-se não só aos fortes lançamentos realizados no ano passado, como à conquista dos prémios Car of the Year (Europeu) com o XC40, e World Car of the Year (Global) com o XC60.

Para 2018, o grande lançamento será a nova carrinha V60, que tivemos a oportunidade de conhecer durante a manhã de hoje. Destinada a combater com modelos de referência como a Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring e Mercedes-Benz Classe C Station, a nova Volvo V60 apresenta-se como sendo uma verdadeira revolução face ao anterior modelo, graças ao recurso à plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture).

Através desta plataforma, a nova Volvo V60 consegue ser significativamente mais comprida que o modelo anterior em 128 mm, embora seja mais baixa (37 mm) e mais estreita (16 mm), sem prejudicar o espaço interior. Um bom exemplo do bom trabalho realizado pelos técnicos da Volvo no melhor aproveitamento do espaço interior poderá ser confirmado pelo aumento de quase 100 litros na capacidade da bagageira, que cresceu dos actuais 430 litros para 529 litros, tornando-se assim na maior do seu segmento ao superar os seus rivais (Audi com 505, BMW com 495 e Mercedes com 490).

A plataforma SPA permite igualmente tirar partido de todas as soluções tecnológicas estreadas nos modelos da série 90, bem como outras mais recentes lançadas em conjunto com o novo XC60 e XC40. Um bom exemplo disso é o conhecido sistema de infoentretenimento Sensus Navigation, com o seu formato de tablet com ecrã táctil que permite controlar todos os parâmetros da V60. Este sistema pode ser acompanhado tanto pelo sistema de som de alta qualidade da Harmin Kardon, como pelo excepcional sistema da Bowers & Wilkins.

Este sistema permite ainda a conectividade com o seu smartphone, ao suportar as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Uma das novidades é o suporte do sistema Volvo On Call, que permite através de dispositivos móveis aceder remotamente a diversas informações da nova V60, bem como activar o aquecimento ou ar condicionado, enviar destinos para a navegação a partir do seu dispositivo móvel ou calendário pessoal, bem como, usando um cartão SIM, criar um hotspot WiFi a bordo.

Em termos de sistemas de assistência à condução, poderá contar com o Pilot Assist de condução semiautónoma (até 130 km/h) com assistência à direcção, Park Assist Pilot para estacionamentos automáticos, City Safety com nova geração Steering Support que ajuda a evitar ou atenuar colisões com outro veículo (até 50 km/h de diferencial de velocidade), peões, ciclistas e animais de grande porte, seja a travar como a desviar-se dos mesmos. O OLM (Oncoming Lane Mitigation) permite detectar veículos em sentido contrário (entre 65 e 140 km/h) desviando-se automaticamente destes. Falta referir o Cross Traffic Alert, que ajuda a evitar colisões ao sair de um estacionamento em marcha-atrás, detectando este veículos, ciclistas e peões em aproximação, alertando o condutor e travando, quando necessário.

No que toca a motorizações, sabemos que numa fase inicial a nova Volvo V60 estará disponível com três versões a gasolina, duas híbridas plugin e duas diesel. Recorrendo ao mesmo bloco de quatro cilindros e dois litros de capacidade, encontrará a versão T4 de 190 cavalos com tracção dianteira, T5 com 245 cavalos tanto com tracção dianteira como total, e T6 com 310 cavalos, com tracção total. No diesel encontrará a versão D3 de 150 cavalos e D4 com 190 cavalos, ambas disponíveis tanto na versão de tracção dianteira como total.

Por fim temos as versões híbridas plugin, repetindo assim o sucesso que o modelo anterior teve, que chegou a contabilizar 29% do total das vendas. A nova V60 estará disponível nas versões T8 Twin Engine AWD, com 390 cavalos de potência combinada (solução usada nos S90, V90, XC90 e XC60), bem como o novo T6 Twin Engine AWD, que terá uma potência mais reduzida, 310 cavalos, mas que partilhará o mesmo motor eléctrico e conjunto de baterias que permitirão percorrer até 50 quilómetros em modo totalmente eléctrico.

A nova Volvo V60 já pode ser encomendada na rede oficial de concessionários Volvo, estando prevista a entrega das primeiras viaturas no final do mês de Agosto, início de Setembro. Segundo os preços divulgados, a nova V60 terá um preço base de €43.500 para a versão V60 D3 Kinetic com caixa manual, €48.760 para a V60 D4 Momentum com caixa manual, €57.000 para a V60 T6 AWD Geartronic e €59,900 para a V60 T8 Twin Engine. Destinado às empresas, a V60 terá a sua oferta Plug-In abaixo dos €50.000 (sem IVA), estando prevista uma versão V60 D3 Business Edition abaixo dos €35.000.

Gustavo Dias