Novo Volvo S60 apresentado oficialmente
A berlina de segmento médio da Volvo foi revelada durante a inauguração da fábrica de Charleston, sendo este o primeiro modelo da Volvo produzido totalmente em solo norte-americano. Conforme alguns rumores anunciaram, o novo S60 só estará disponível com motorizações a gasolina e híbridas, iniciando o abandono da marca sueca das motorizações diesel.
Foi durante a inauguração da fábrica de Charleston, na Carolina do Sul (EUA), que a Volvo revelou a nova berlina Volvo S60, baseada na plataforma SPA (Scalable Product Architecture), a mesma utilizada nos modelos da série 90 e nos novos XC60 e V60, partilhando com esta última todas as soluções e tecnologias de segurança e infoentretenimento, soluções essas que tornarão o novo Volvo S60 em um dos modelos mais seguros do mercado.
Recorrendo a um visual que, tal como a V60, foi inspirado no modelo de segmento superior, o novo S60 pega nas linhas do S90, ajustando-as ao segmento em que se insere, resultando num modelo que, sendo ligeiramente mais compacto, garante maior agilidade e, como tal, maior prazer de condução. Em termos tecnológicos, destaca-se a integração de soluções como o sistema City Safety, que evita potenciais acidentes ao recorrer a uma solução de travagem automática quando detectar obstáculos, peões, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia como de noite, até 50 km/h, desde que não registe intervenção do condutor.
Este sistema foi complementado com a introdução do sistema Oncoming Mitigation, que consegue detectar veículos em contra-mão, travando em conformidade para evitar potenciais acidentes. O sistema Pilot Assist foi bastante melhorado, oferecendo agora uma experiência de condução semiautónoma até 130 km/h. Estão ainda presentes os sistemas Run-Off Road Mitigation, Oncoming Lane Mitigation e o opcional Cross Traffic Alert com travagem automática, que reforça os níveis de segurança dentro e fora do veículo.
O sistema de infoentretenimento Sensus Connect mantém-se presente, tal como a compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, disponibilizando ainda uma ligação 4G, para manter os condutores sempre conectados. A interacção com este sistema continua a ser desempenhada através do painel táctil de grandes dimensões, de formato similar a um tablet, que combina as funções do automóvel, navegação, serviços conectatos e das aplicações de entretenimento.
Contudo, as grandes novidades estão relacionadas com as motorizações, com o novo Volvo S60 a abandonar as motorizações diesel, ao apostar somente nas motorizações T5 e T6 a gasolina, de 250 e 310 cavalos, respectivamente, e duas versões híbridas Plug-In T6 Twin Engine e T8 Twin Engine, com 340 e 390 cavalos, respectivamente. Será ainda lançada uma versão T8 Polestar Engineered, com 415 cavalos.