Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Seat inicia produção do SUV Tarraco

Foi na histórica fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, que a Seat iniciou a produção do seu novo SUV, que partilhará a linha de montagem com os VW Tiguan e Touran. Com o novo Tarraco, a Seat completa a sua família de SUV, que incluí o Ateca e Arona.

É a primeira vez, num espaço de 20 anos, que a histórica fábrica da Volkswagen em Wolfsburg produz um modelo de outra marca do Grupo Volkswagen, neste caso o SUV Tarraco da Seat. Este SUV, que foi desenhado e desenvolvido em Barcelona, já iniciou a sua produção na fábrica alemã para rentabilizar as sinergias de produção de modelos de plataforma MQB, uma vez que utiliza diversos elementos presentes nos modelos com o qual partilha a linha de montagem, o Volkwagen Tiguan e Touran.

Esta é a quinta fez que a fábrica de Wolfsburg produz um modelo para outra marca do Grupo VW, tendo a Seat, no passado, utilizado esta fábrica para a construção do Seat Arosa, entre 1996 e 1998. Anteriormente, foram produzidos modelos da Audi, nomeadamente o Audi 50 entre 1974 e 1978, o Audi 80 entre 1994 e 1998, e o Audi 100, entre 1993 e 1997.

Esta rentabilização das sinergias de produção vão ao encontro da estratégia acordada no “Pacto para o Futuro”, fruto da reunião entre a Volkswagen e o Conselho de Empresas do Grupo, que decorreu no finald e 2016. Este pacto assume a calendarização a longo prazo para melhorar a viabilidade económica da marca Volkswagen, permitindo assim aumentar a capacidade de desenvolvimento da principal fábrica da Volskwagen, através de uma produção multimarca.

Para o Vice-presidente de I+D da Seat, Dr. Matthias Rabe, “o Tarraco foi desenhado e desenvolvido inteiramente em Espanha pela SEAT e, juntamente com a equipa realmente entusiasta da fábrica de Wolfsburg, a produção em série foi preparada num período muito curto. E isto fortalece ainda mais os vínculos, já estreitos e próximos, entre a Seat e a Volkswagen.”

Já para Dr. Christian Vollmer, Vice-presidente da Produção e Logística da Seat, “o SEAT Tarraco evidencia a colaboração entre as marcas do Grupo Volkswagen para gerar sinergias. Este novo SUV permite-nos entrar num novo segmento, ganhar volume de vendas, impulsionar a nossa imagem de marca e fortalecer a capacidade de gerar margem”.

Por outro lado, o Dr. Andreas Tostmann, responsável mundial da Produção e Logística da marca Volkswagen, sublinhou que “dispor de uma rede de produção competente e líder a nível mundial em todo o Grupo é um dos pontos mais importantes para melhorar a eficiência. O SEAT Tarraco é um exemplo de como mais fábricas na rede de produção do Grupo fabricarão no futuro veículos para várias marcas do Grupo em simultâneo”.