Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo reforça parceria com Nvidia

Volvo Cars anunciou um reforço na parceria com Nvidia para a utilização do novo sistema computacional Nvidia Drive AGX Xavier, que através de um avançado sistema de inteligência artificial, permitirá fornecer poder computacional suficiente para novos sistemas de apoio à condução, gestão de energia e personalização do veículo.

A Volvo Cars reforçou a parceria já existente com a Nvidia, para a implementação das suas soluções de computação avançada Nvidia Drive AGX Xavier, criadas especificamente para o mercado automóvel. Este sistema utiliza o novo SoC (System-on-a-Chip) Nvidia Xavier, um processador desenvolvido tendo em conta as necessidades de processamento para sistemas de condução autónoma, sendo esta arquitectura escalável de forma a permitir a integração de seis tipos de processadores distintos, cada qual responsável pela comunicação com diversos tipos de sensores.

Através desta solução, as viaturas equipadas com este sistema terão capacidades adicionais de percepção a 360º, bem como um sistema completo de monitorização de condução, garantindo assim capacidades de condução autónoma superiores a nível dois, numa fase inicial, mas escalável até nível 4 quando atingir a sua total maturidade. Recordamos que num sistema de nível quatro, o condutor apenas terá que intervir em pequenas localidades ou zonas que não estejam devidamente cartografadas pelo sistema de navegação.

Esta plataforma não será, porém, introduzida em automóveis Volvo da actual geração, estando a mesma programada para ser adoptada só com a chegada da nova plataforma SPA 2 (Scalable Product Architecture 2), que será introduzida no início da próxima década. Esta plataforma será uma referência em áreas tecnológicas como a electrificação, conectividade entre veículos e infraestruturas, bem como na já referida condução autónoma.

Para Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars, “Para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a Nvidia será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma.” Já Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, “Como líder mundial em tecnologias de segurança e de inovação, a Volvo entende e bem, que existe uma relação directa entre a segurança, o conforto e o nível de computadorização dos veículos.”