Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Chegou a Portugal a nova Opel Combo

Vencedora do prémio “Van of the Year 2019”, em conjunto com as suas congéneres do grupo PSA (Peugeot Partner e Citroën Berlingo), a nova Opel Combo chegou a Portugal, com preços que começam nos €20.310 para a versão comercial, e €22.990 para a versão de passageiros.

A região de Cascais foi um dos oito locais escolhidos para uma tour europeia da nova geração da Opel Combo, que foi desenvolvida em conjunto com as restantes marcas do Grupo PSA. A apresentação foi presidida por Armando Carneiro Gomes, Country Manager da Opel Portugal. Relativamente à Opel Combo, este modelo, que terá classificação de Classe 1 nas Portagens a partir de Janeiro, está disponível em duas versões distintas, a Combo Cargo, para profissionais, e a Combo Life, uma surpreendente solução para famílias que procuram um veículo espaçoso, versátil, confortável e tecnologicamente avançado.

Começando por esta última versão, a Opel Combo Life está disponível em duas variantes, a versão “standard” e a versão XL, que se diferenciam essencialmente pelo maior comprimento e distância entre eixos, aumentando assim o espaço para os ocupantes (ambas as versões podem ser configuradas para 5 e 7 lugares), bem como o volume de bagageira. Ou seja, a Opel Combo Life “standard” tem um total de 4,4 metros de comprimento e um volume de bagageira que varia entre os 597 a 2126 litros, com a versão XL a ter 4,753 metros de comprimento, e um volume de bagageira que varia entre 850 a 2693 litros.

Mas, mais importante que estas medidas, é a percepção de espaço que todos os ocupantes (incluindo os da terceira fila) conseguem sentir dentro desta Opel Combo Life, especialmente se optar pelo original tejadilho panorâmico, que conta com um compartimento de arrumação com difusor de luz central, com um sistema de iluminação LED, bem como um compartimento de arrumação traseiro, colocado também no tejadilho, que pode ser acedido tanto pelo interior como pelo exterior (basta abrir o vidro do portão traseiro), com um total de 36 litros de capacidade. Ao todo, a Opel afirma que existem 28 zonas de arrumação no habitáculo.

Outro ponto importante na nova Opel Combo Life foi a adopção de diversas soluções tecnológicas inovadoras no segmento, como head-up display, travagem automática de emergência, sistema de manutenção de faixa, sensores de flanco, assistência ao estacionamento, programador de velocidade automática, entre outros. Ao todo são 19 os sistemas de assistência à condução disponíveis nas Combo e Combo Life. Em termos de entretenimento, poderá contar com um ecrã táctil que pode ter até oito polegadas, com navegação, compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, tomadas USB e um compartimento para carregamento por indução.

No que toca a motorizações, a Opel Combo Life conta motorização 1.2 PureTech Turbo com 110 cavalos, associada a caixa manual de seis velocidades, bem como três variantes do motor 1.5 Turbo Diesel, com 75, 100 e 130 cavalos, que podem ser associados a uma caixa manual de cinco velocidades, ou a opcional caixa automática de oito velocidades, se optar pela variante de 130 cavalos. Os preços começam nos €22.990 para a versão Enjoy a gasolina, €26.040 para a versão Enjoy diesel de 75 cavalos, €26.590 para a versão Enjoy diesel de 100 cavalos e €28.590 para a versão Enjoy diesel de 130 cavalos. A diferença da versão “standard” para a XL ronda os €1200.

Já a nível da versão profissional, a Opel Combo Cargo, que recebeu o já referido prémio Furgão Internacional do Ano 2019, em conjunto com os restantes modelos do Grupo. E a explicação para tal é muito simples, já que a Opel Combo Cargo, com os seus 4,4 metros de comprimento, oferece um volume de carga de 3,3 metros cúbicos e 650 Kg de peso, o suficiente para albergar duas Europaletes. Com um plano de carga baixo de apenas 580 mm, escotilha no tejadilho para carregar objectos extralongos, e abertura na antepara de separação de carga (nas versões com três bancos à frente) que permite transportar objectos até 3,090 metros de comprimento, dentro do veículo.

Igualmente importante foram os equipamentos disponibilizados para este modelo profissional, como o sistema de visão Surround Rear Vision, sensores de flanco, indicador de excesso de carga, sistema IntelliGrip de controlo de tracção, controlo de estabilidade de atrelado, alerta de ângulo cego, head-up display, alerta de colisão dianteira com detecção de peões e travagem autónoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de manutenção de faixa, programador de velocidade automático, adaptação inteligente de velocidade e alerta de fadiga do condutor.

Existe ainda um sistema de aquecimento de volante e bancos dianteiros, sistema de carregamento de smartphones por indução e sistema multimédia com ecrã de oito polegadas, navegação com função TMC de mensagens de tráfego, e compatibilidade de sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Disponível em dois níveis de equipamento, Essentia e Enjoy, este último nível incluí o referido sistema de entretenimento com ecrã táctil de oito polegadas, sensores de estacionamento, ar condicionado, três lugares à frente com banco do condutor ajustável em seis vias, entre outros.

No que toca a motorizações, a Opel irá oferecer, numa fase inicial, uma versão com motorização Opel 1.6 Turbo Diesel de 75 e 100 cavalos de potência, ambas associadas a uma caixa manual de seis velocidades, e motorização 1.5 Turbo Diesel, de origem PSA, com 130 cavalos, disponível com a já referida caixa manual de seis velocidades, e caixa automática de oito velocidades. Em termos de preços, a Opel Combo Cargo está disponível a partir de €20.310 para a versão Essentia 1.6 Turbo D de 75 cavalos, €21.110 para a versão de 100 cavalos e €24.460 para a versão Enjoy 1.5 Turbo D de 130 cavalos. A caixa automática AT8 acresce 2300 euros ao preço final.

Gustavo Dias