Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota revela Prius Hybrid AWD-i em Los Angeles

Toyota revelou no Salão Automóvel de Los Angeles o renovado Prius, que além das evoluções estéticas e novos equipamentos, estreia um novo sistema híbrido de tracção às quatro rodas eléctrico, o Prius Hybrid AWD-i.

Uma das estrelas presentes no Salão Automóvel de Los Angeles, que abre as portas ao público na próxima sexta-feira, dia 30, será o renovado Toyota Prius, revelado hoje à imprensa. Este modelo, que fará a sua estreia europeia no Salão de Bruxelas em Janeiro próximo, revela novidades estéticas, sem alterar o estilo ousado que sempre caracterizou a actual geração do Toyota Prius, como o redesenho dos elementos ópticos dianteiros, com novos díodos LED e maior capacidade de luminescência.

Atrás, os novos farolins passam a usar um formato horizontal, que os aproximam da zona da matrícula, criando assim uma nova forma trapezoidal invertida, acentuando a largura e baixo centro de gravidade deste modelo. Igualmente presentes estão duas novas cores, Azul Breeze e Vermelho Emotional II, bem como as novas jantes de liga leve de 17 polegadas, e um novo acabamento com contraste cinza escuro nas jantes de 15 polegadas.

No interior, destaque para a nova disposição da consola central, bem como de alguns comandos do painel de instrumentos. Estas alterações foram fundamentais para melhorar a ergonomia, bem como pela inclusão de um novo sistema de head-up display, que passa a receber instruções do sistema de navegação. Este, por sua vez, fará parte do novo sistema de infoentretenimento Toyota Touch 2, que recebe melhorias significativas em termos de desempenho, graças ao novo ecrã táctil de grandes dimensões, e de formato similar a um tablet.

O compartimento de carregamento de indução foi aumentado, de forma a comportar smartphones de maiores dimensões. Porém, a grande novidade do novo Toyota Prius está relacionado com a estreia de um novo sistema de tracção integral inteligente eléctrica, designado de Hybrid AWD-i, que utiliza um motor eléctrico de algo binário para fornecer tracção adicional ao eixo traseiro, quando houver necessidade. Este sistema foi projectado para ligar automáticamente no arranque, até aos 10 km/h, altura em que o motor de combustão exerce maior esforço.

Este sistema está programado para também actuar entre os 10 e os 70 km/h, sempre que os sensores detectem condições de baixa aderência, como na condução em neve ou chuva. Este sistema eléctrico é bastante compacto e leve, sendo totalmente independente do motor de combustão e sistema eléctrico principal, não influenciando no espaço interior, nem na bagageira. Este modelo estreia uma nova bateria de hidretos metálicos de níquel, desenvolvida para ambientes frios, e uma nova bateria de iões de lítio para o Prius tradicional, de tracção dianteira.

Gustavo Dias