Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW M5 recebe edição limitada comemorativa de 35 anos

O BMW M5 continua a ser uma referência no que toca a berlinas desportivas, ao associar a carroçaria clássica do BMW Série 5 com uma motorização fora de série, capaz de envergonhar muitos super desportivos. Lançado originalmente em 1984, a primeira geração do BMW M5 utilizava como base o Série 5 E28, alimentando-o com o clássico M88/3, um bloco de seis cilindros em linha com 286 cavalos de potência, o mesmo originalmente utilizado pelo mítico BMW M1.

Seis gerações depois, temos o actual BMW M5, equipado com o motor S63, um 4.4 V8 TwinTurbo de 600 cavalos, que foi devidamente optimizado para 625 cavalos de potência para a versão BMW M5 Competition, a variante que serve de base para uma edição comemorativa do 35 aniversário da berlina de referência da BMW. Esta edição, limitada a 350 unidades, incluí ainda uma suspensão com afinação ainda mais desportiva, transmissão integral M xDrive e diferencial autoblocante activo.

Isto resulta numa berlina capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3.3 segundos, bem como atingir os 200 km/h em 10.8 segundos. Externamente este BMW M5 Edição 35 anos irá diferenciar-se pela cor exterior em cinzento grafite com acabamento mate sedoso (criado pela BMW Individual), jantes de liga leve de 20 polegadas com desenho exclusivo, e pinças de travão em preto de alto brilho. Poderá, como opcional, escolher os discos carbocerâmicos, que utilizam assim pinças de travão em acabamento dourado.

No interior, o destaque vai para a utilização de pele preta (BMW Individual Merino) com pespontos em beige, e aplicações em alumínio e carbono dourado, encontradas em locais como consola central, painéis das portas e junto ao painel de instrumentos. Na consola central encontra-se a gravação que identifica a unidade produzida, bem como uma inscrição M5 Edição 35 anos nas soleiras das portas. Estará disponível a partir de Julho mas, embora o preço ainda não tenha sido anunciado, espere mais que os 159 mil euros pedidos pelo BMW M5 Competition (versão base).

Gustavo Dias