A Hyundai desenvolveu, em conjunto com as restantes empresas do Grupo Hyundai (como KIA e Genesis), o novo sistema ASC – Active Shift Control, composto por um novo sensor e uma nova gestão de software que permitirá uma gestão melhorada do funcionamento da transmissão dos seus modelos híbridos, por forma a reduzir significativamente o tempo de mudança de velocidade, melhorando não só os consumos de combustível, bem como proporcionar um melhor prazer de condução.
O ASC aplica um software novo de comando lógico da Unidade de Controlo Híbrida (HCU), a qual comanda o motor eléctrico para alinhar a velocidades de rotação do motor com a da transmissão. Para tal, é fundamental a utilização de um sensor, instalado na unidade eléctrica, que monitoriza a a velocidade de rotação da transmissão 500 vezes por segundo, ajustando esta ao funcionamento do motor, reduzindo assim o tempo de passagem de caixa de 500 para 350 milésimos de segundo, o que corresponde a uma redução de 30%.
“O desenvolvimento da primeira tecnologia ASC do mundo é uma inovação notável que incorpora o controlo o do motor na transmissão automática”, afirma KyoungJoon Chang Vice Presidente da Hyundai, “não só economizará combustível, como vai proporcionar uma experiência de condução mais divertida a todos os nossos clientes”. A tecnologia ASC será estreada no próximo Hyundai Sonata Hybrid, e deverá ser aplicado nas próximas viaturas híbridas da marca coreana.