Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mini lança Mini Cooper SE 100% eléctrico

Mantendo-se fiel às características que sempre tornaram os modelos Mini únicos, chegou finalmente a primeira versão 100% eléctrica do mítico Mini Cooper de três portas, designado de SE. Este modelo utiliza a mesma motorização eléctrica do BMW i3, ou seja, oferece 135 kW (184 cavalos) de potência máxima e 270 Nm de binário que alimenta as rodas dianteiras através de uma transmissão de mudança única com diferencial integrado. Isto permitirá ao Mini Cooper SE atingir os 100 km/h em apenas 7.3 segundos, e uma velocidade máxima de 150 km/h, limitada electronicamente.

Para alimentar este motor, o Mini Cooper SE utilizará uma bateria de iões de lítio de 32.6 kWh de carga máxima, de forma a garantir uma autonomia que poderá variar entre 235 e 270 km. Esta bateria tem uma forma específica (em “T”), de modo a que fique alojada entre os bancos dianteiro e o banco traseiro, evitando assim interferir na habitabilidade e na capacidade da mala, dois pontos já de si limitados nos restantes Mini Cooper de três portas. Esta bateria, embora assegure um centro de gravidade mais baixo que o habitual, adiciona 145 Kg ao peso total, face ao Mini Cooper S de três portas equivalente.

Esta bateria poderá ser carregada numa tomada doméstica ou numa Wallbox, usando corrente alternada AC, até 11 kW, o que permitirá recuperar 80% da bateria em 2h30, ou a bateria completa em 3h30, bem como efectuar carregamentos rápidos em corrente directa DC, até 50kW, o que permitirá repor 80% da bateria em 35 minutos. A tomada de carregamento está localizada no mesmo local onde habitualmente se encontra o bocal do depósito de combustível nos modelos com motor de combustão.

Face aos restantes modelos, este Mini Cooper SE irá diferenciar-se pela personalização, como o logótipo Electric colocado na grelha, secção dianteira, laterais e traseira, bem como nas jantes de desenho exclusivo. Internamente diferencia-se pelo novo painel de instrumentos digital, devidamente personalizado, sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 6.5 ou 8.8 polegadas, com navegação e serviços Mini Connected Services. É compatível com sistema Apple CarPlay, mas continua a não suportar Android Auto, como qualquer outro veículo do Grupo BMW.

Gustavo Dias