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Volvo revela XC40 totalmente eléctrico

Depois do lançamento da versão híbrida plug-in, a Volvo Cars revelou os primeiros detalhes do SUV XC40 eléctrico, sendo este o seu primeiro modelo totalmente eléctrico a ser lançado no mercado. Para além das vantagens óbvias, introduzidas pela motorização eléctrica em termos de emissões, este modelo terá a particularidade de ser um dos modelos mais seguros de sempre, visto a plataforma ter sido totalmente redesenhada para resolver os problemas apresentados pela substituição do tradicional motor de combustão interno pela compacta motorização eléctrica.

Como forma de manter os excelentes níveis de segurança do XC40 original, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar toda a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor de combustão, tendo a estrutura sido igualmente reforçada na retaguarda, local onde foi colocado todo o sistema eléctrico, estando este integrado na própria estrutura, como forma de garantir uma melhor distribuição das forças de colisão ao mesmo tempo que garante a protecção dos ocupantes em caso de embate.

A nível de baterias, estas serão integradas na base da plataforma, estando as mesmas protegidas por uma célula de segurança em alumínio, que deverá manter-se intacta em caso de acidente. A localização das mesmas permite não só reduzir o centro de gravidade deste XC40 eléctrico, como permite proteger as mesmas em caso de capotamento. Embora a Volvo não tenha revelado mais detalhes sobre a mesma, espera-se que venha a ser utilizada a bateria de 78 kWh anunciada para o Polestar 2, revelado no início do ano, que deverá garantir até 500 km de autonomia, segundo as normas WLTP.

Em termos de segurança activa, este Volvo XC40 eléctrico será o primeiro a integrar a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), um sistema desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer. Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos que, devido à forma como estão estruturados, poderão receber desenvolvimento adicional que será fundamental para a introdução da tecnologia de condução autónoma.