Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Substituição da bateria de um Nissan LEAF custará €7.000, mais IVA

A Nissan Portugal tem estado a ser alvo de críticas, desde que o canal de televisão SIC emitiu uma reportagem sobre um utilizador de um Nissan LEAF que apresentava um orçamento de substituição da bateria de 30 kWh, por 30 mil euros. Este valor representava um aumento substancial face ao valor anteriormente anunciado pela Nissan, pelo que após fortes críticas, a Nissan Portugal anunciou que, a partir do dia 4 de Novembro de 2019, a substituição integral da bateria, fora da garantia, passará a ser de €7.000, mais custos de instalação e IVA.

Nota de Imprensa
Porto Salvo, 28 de Outubro de 2019 – Tal como o motor é o órgão central num veículo a combustão, a bateria está no coração de um automóvel elétrico e é, portanto, um componente significativo do Nissan LEAF.

Mais de 140 mil Nissan LEAF foram vendidos na Europa desde o seu lançamento em 2010 e a bateria da Nissan provou ser extremamente durável, não havendo registo até hoje de qualquer incidente crítico envolvendo a bateria.

A vasta maioria – 99,5% – dos veículos elétricos Nissan mantém a sua bateria original. O pequeno número de substituições de baterias que ocorreram até ao momento foram maioritariamente relacionadas com reparações na sequência de colisões.

Os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade de bateria das mais abrangentes do sector, de 8 anos ou 160.000 km, com um número de
reclamações dentro da garantia extremamente baixo. A Nissan em Portugal apenas tem conhecimento de 1 cliente que pretende efetuar a substituição integral da bateria fora da garantia em 2019. Em Portugal circulam atualmente mais de 4.200 Nissan LEAF e e-NV200, sendo o Nissan LEAF líder de vendas no mercado nacional.

Ao longo destes 9 anos os nossos clientes têm tecido muitos elogios em relação ao desempenho e durabilidade da bateria, e não é expectável que tenham necessidade de
substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200.

As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria.

A Nissan é a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias. Neste momento existem dois centros de reparação que servem toda a rede de
concessionários Nissan. Em breve existirão mais centros de reparação em território nacional.

Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 04 de Novembro de 2019, é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA).