Secções

Notícias

Ensaios

MercadoNotícias

Hertz Portugal não é afectada pelo processo de insolvência da Hertz Global Holdings

A Hertz Global Hondings anunciou recentemente a abertura de um processo de insolvência para as subsidiárias nos Estados Unidos e Canadá, como solução para poder renegociar as suas dívidas junto dos seus credores. Embora responsáveis da empresa indiquem que esta situação é resultado do impacto da Covid-19, a realidade é que a Hertz já tinha, no final de 2019, uma dívida próxima dos 19 mil milhões de dólares.

Como tal, para impedir a liquidação imediata e assegurar os contractos de leasing que mantinha com a actual frota de 590 mil viaturas, só nos EUA, a Hertz Global Holdings recorreu ao “Capítulo 11” da lei norte-americana, que permite assim salvaguardar os seus activos e restruturar as suas operações. Esta situação permite igualmente assegurar os contractos em vigor com os seus clientes.

Em Portugal, a Hertz é representada, em regime de franchise, pelo grupo Hipogest, desde 1998, sendo a mesma uma entidade independente da Hertz Global Holdings dos Estados Unidos. Isto significa que a gestão da Hertz Portugal é totalmente autónoma, daí a Hipogest manifestar, para além da continuidade das suas operações em Portugal, a sua convicção no valor da marca centenária e pioneira do rent-a-car mundial a longo prazo.

Segundo Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal, o comunicado emitido pela Hertz Global Holdings explica que “esta reorganização financeira vai deixar a Hertz com uma estrutura financeira mais robusta”, que “as principais regiões internacionais onde a Hertz opera, incluindo a Europa, Austrália e Nova Zelândia não estão incluídos no processo avançado” e que “os franchisados da Hertz, que não são detidos pela companhia, também não estão incluídos”.

A Hipogest acrescenta também a independência e continuidade dos outros negócios que opera com a insígnia Hertz, que nasceram do espírito inovador que tem caracterizado o franchisado português. São exemplos disso a Hertz Equipment Rental que opera em Portugal no sector do aluguer de equipamentos, e a Hertz Ride, criação do grupo Português no mototurismo, e cuja actividade tem expandido na Europa e, recentemente, nos EUA.