Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Lexus revela UX 300e, o primeiro veículo 100% eléctrico da marca

O Grupo Toyota tem sido pioneiro na electrificação dos seus modelos, sendo a Lexus um exemplo dessa aposta, ao superar os 1.7 milhões de veículos híbridos, desde 2005, e ao substituir, desde 2009, todas as motorizações diesel por motorizações híbridas em todos os modelos vendidos na Europa. Com a chegada do novo UX 300e, a Lexus dá outro passo, ao apresentar o primeiro modelo 100% eléctrico da marca.

Baseando-se no modelo tradicional, esta unidade destaca-se por ver a motorização híbrida ser substituída por uma motorização totalmente eléctrica com 150 kW (204 cavalos) de potência, que actua apenas no eixo dianteiro, ao contrário da versão híbrida, que é proposta numa versão duas ou quatro rodas motrizes. Esta motorização garante 160 km/h de velocidade máxima e demora 7,5 segundos para atingir os 100 km/h.

2019.10.29

Este motor é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 54,3 kWh, colocada sob o piso do habitáculo e do banco traseiro, evitando roubar espaço à habitalidade interior, ao mesmo tempo que garante um melhor comportamento dinâmico, devido ao centro de gravidade mais baixo. Esta bateria de 288 células garante até 300 km de autonomia, em ciclo WLTP, e suporta carregamento AC até 6.6 kW, e DC até 50 kW.

Como é habitual da filosofia das marcas do Grupo Toyota, a fiabilidade dos seus modelos e tecnologias continua a ser uma prioridade, razão pelo qual a Lexus está a anunciar 10 anos de garantia, ou um milhão de quilómetros, para a bateria, um valor extraordinariamente superior a de marcas rivais com modelos eléctricos, que tendem a oferecer uma garantia em torno dos 150.000 quilómetros. Este modelo deverá chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2021, não sendo, para já, conhecidos os preços do mesmo.