Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Range Rover Velar recebe novas motorizações MHEV e PHEV

O elegante Range Rover Velar acaba de receber importantes alterações, nomeadamente uma nova motorização Híbrida Plug-In, um avançado sistema de infoentretenimento, bem como ligeiras actualizações estéticas, tanto no exterior como no interior. Externamente as grandes novidades estão associadas à nova versão Range Rover Velar Edition, que incluí um tejadilho contrastante em preto, e novas jantes de liga leve de 20 polegadas com acabamento em preto.

Foram também disponibilizadas três novas cores exteriores para as restantes versões: Hakuba Silver, Portofino Blue e Lantau Bronze, bem como novas jantes de 19 ou 21 polegadas, com dois acabamentos distintos. No interior encontrará um novo volante, mais ergonómico, com botões inteligentes integrados, e um novo selector de velocidades táctil, que substituí o anterior selector de velocidades rotativo.

O sistema de infoentretenimento, composto por um novo ecrã de 10″ de alta resolução e um ecrã interactivo de 12.3″, recebeu o novo sistema Pivi, que oferece uma melhor capacidade de resposta face ao anterior sistema, maior número de funcionalidades como o sistema de câmara de 360 graus, integração de aplicações como Spotify, conectividade Bluetooth para dois telefones em simultâneo e até seis fichas USB, bem como a possibilidade de actualização remota de software, graças ao cartão SIM com ligação de dados integrado.

A versão de topo, Pivi Pro, utiliza uma fonte de alimentação própria e independente, permitindo a sua utilização, como escolher o modo de suspensão, a música a ser reproduzida ou o destino no sistema de navegação, sem precisar de ligar a ignição. Este sistema já suporta as plataformas Apple CarPlay e Android Auto de série, e pode funcionar como hotspot Wi-Fi, permitindo assim ligar até oito dispositivos.

Relativamente às motorização, o Range Rover Velar passa a estar disponível com a nova família de motores Ingenium diesel (D300 de 300 cv) e a gasolina (P400 de 400cv) de seis cilindros em linha, equipados com sistema MHEV (Micro-Híbrido) de 48v, novo motor Ingenium diesel de quatro cilindros (D200 de 204cv) de dois litros que substitui os anteriores D180 e D240, estando este também equipado com a tecnologia MHEV de 48v.

Porém, a grande novidade é mesmo a nova motorização Híbrida Plug-In P400e, composta por um motor Ingenium 2.0 de quatro cilindros a gasolina de 300 cavalos, associado a um motor eléctrico de 105 kW (142 cv), garantindo assim uma potência combinada de 404 cv e 640 Nm de binário combinado. Alimentado por uma bateria de iões de lítio de 17,1 kWh, incorporada sob o piso da bagageira, esta garante 53 km de autonomia em modo totalmente eléctrico, o que corresponde a um consumo de 2,2 l/100 km e 49 g/km de emissões de CO2.

Em termos de carregamento, esta bateria pode ser carregada até 80%durante 30 minutos usando um posto de carregamento rápido (32 kW), em 1 hora e 40 minutos usando uma Wallbox de 7kW, ou 5 horas e 29 minutos usando uma tomada doméstica de 10A. O novo Range Rover Velar já pode ser configurado e encomendado na rede oficial de concessionários em Portugal, com preços que começam nos €71.863, ou desde €75.433 para a versão Híbrida Plug-In P400e.