Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Mazda MX-30 – Primeiro veículo eléctrico da Mazda chega a Portugal

2020 prometia ser um ano de festa, o ano em que o histórico fabricante de Hiroshima celebra os seus 100 anos de vida. Este ano estava marcado por uma visita da MotorMais ao Museu da Mazda, mas que devido à pandemia do COVID-19, acabou por ser cancelada. Mas não foi só essa viagem que foi cancelada, feiras, salões, apresentações e ensaios automóveis também foram cancelados.

Para contrariarmos esta tendência, e para regressarmos ao “novo normal”, a Mazda convidou-nos para uma apresentação nacional num formato diferente do (antigo) normal, composta por grupos pequenos de pessoas e apenas uma pessoa por carro. Tendo em conta estas regras, decidimos aceitar o convite, e conhecer o novo Mazda MX-30, o seu primeiro veículo 100% eléctrico.

Reconhecendo as vantagens desta solução, a Mazda tenta assim reunir as tecnologias oferecidas no novo MX-30 com outras tecnologias que serão reveladas muito em breve, como motorizações híbridas, híbridas plug-in, veículos eléctricos com extensor de autonomia utilizando um motor rotativo, bem como uma nova geração de motorizações diesel, e as já conhecidas SKYACTIV-G, SKYACTIV-D e SKYACTIV-X.

Mas estamos aqui para falar do MX-30, e do que este automóvel tem para oferecer, face à restante oferta da Mazda. Este modelo diferencia-se por oferecer a conveniência e poupança associada aos veículos eléctricos num ambiente urbano, mas sem esquecer elementos diferenciadores como o design, qualidade de construção, experiência de condução e preço.

Começando pelo essencial de qualquer veículo eléctrico, o MX-30 utiliza um motor eléctrico AC síncrono de 107 kW de potência, o que corresponde a 145 cavalos, e 270,9 Nm de binário máximo, tendo este a vantagem de estar disponível de forma quase imediata. Este motor garante ao MX-30 atingir os 100 km/h em apenas 9.7 segundos, e os 140 km/h de velocidade máxima.

Para alimentar este motor encontra-se presente uma relativamente compacta bateria de iões de lítio de 35,5 kWh de capacidade de 355v, que têm a particularidade de, por ter uma capacidade tão reduzida, de poder ser rapidamente carregada. Para carregar a totalidade da carga, precisará de 14h numa tomada doméstica (2.3 kW), 5 horas numa wallbox ou posto de carregamento normal (PCN de 6.6 kW), ou, em caso de emergência, carregar dos 20 aos 80% num posto de carregamento rápido (50 kW) em apenas 36 minutos.

A Mazda entende que esta capacidade é mais do que suficiente para uma utilização urbana, uma vez que segundo a Mazda, o perfil de cliente para o MX-30 não deverá percorrer mais do que 48 km no percurso Casa-Trabalho, o que tendo em conta a autonomia anunciada de 265 km (percurso urbano, 200 km percurso combinado), permitirá ao MX-30 circular durante 5 dias sem precisar de carregar a bateria.

De resto, encontrará no MX-30 elementos que vão ao encontro das últimas tendências de mercado, como o formato de SUV compacto, e um cuidado especial nos materiais usados, como os detalhes em cortiça (de origem portuguesa) e forros das portas concebidos a partir de fibras obtidas de garrafas de plástico PET recicladas. Como se isto não bastasse, a Mazda recuperou as famosas portas “suicida”, originárias do RX-8, que garantem um acesso imediato ao acolhedor ambiente a bordo do novo MX-30.

Infelizmente a experiência de condução foi demasiado curta para podermos criar grandes juízos de valor, mas permitiu reconhecer o excelente trabalho a nível da qualidade de construção e montagem dos materiais, robustez do conjunto e excepcional trabalho a nível de isolamento acústico em andamento. A nível de condução, o curto percurso na irregular cidade de Lisboa não permitiu melhor que 17.2 kWh / 100km.

O novo Mazda MX-30 já se encontra disponível em Portugal a partir de €34.540 para a versão limitada First Edition, ou entre €35.250 a €39.760 para a versão Excellence, com o preço a variar de acordo com os packs de equipamentos escolhidos. Como seria de prever, está em vigor uma campanha de lançamento, tanto para particulares como empresas, que reduz o valor do MX-30 para €29.790 (preço chave-na-mão), se utilizar a campanha de financiamento da Mazda.