Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz apostou forte na electrificação em Munique

O Salão Automóvel de Munique (IAA Mobility 2021), que decorreu no início do mês de Setembro, foi o palco para a Mercedes-Benz revelar as suas quatro grandes apostas em termos de veículos eléctricos.

O modelo que mais se destacou foi o novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, o primeiro modelo 100% eléctrico da AMG, que recorre ao novo Mercedes-Benz EQS como base, mas que ao receber o toque mágico da casa de Affalterbach, passa agora a debitar uma potência de 484 kW (658 cv) e 950 Nm de binário máximo.

Porém, para quem desejar mais, a Mercedes-AMG disponibiliza o opcional pacote Dynamic Plus, que permite elevar a potência máxima para os 560 kW (762 cv), e o binário máximo para 1020 Nm, quando utilizada a função Boost do modo de condução Race Start. Isto permite ao Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ atingir os 100 km/h em apenas 3.4 segundos, e uma velocidade máxima de 250 km/h.

Graças à utilização de uma bateria de iões de lítio de 400V e 107.8 kWh de carga útil, a Mercedes-AMG garante até 580 km de autonomia, segundo as normas WLTP, e um consumo médio combinado de 21.5 kWh / 100 km.

Outro modelo revelado no IAA Mobility 2021 foi o novo Mercedes-Benz EQE 4MATIC, uma versão ligeiramente mais compacta do EQS, com menos 90 mm na distância entre eixos, de forma a ser considerado como um Classe E completamente eléctrico. Curiosamente partilha diversos elementos com o EQS, como todo o interior, com o impressionante MBUX Hyperscreen, portas de fecho automático, eixo traseiro direccional e suspensão pneumática Airmatic inteligente.

Este modelo estará disponível em duas versões no seu lançamento, embora até ao momento só tenha sido dada a conhecer a versão EQE 350, que utilizará um motor eléctrico de 215 kW de potência (292 cv) no eixo traseiro, uma bateria de 90 kWh carga útil, que deverá garantir uma autonomia até aos 660 km, segundo as normas WLTP, graças ao menor consumo, na ordem dos 15.7 kWh por cada 100 km.

Em termos de protótipos, a Mercedes-Benz revelou dois modelos SUV, também eles 100% eléctricos, o EQG Concept, uma versão completamente eléctrica do histórico Classe G, e o Mercedes-Maybach EQS Concept, uma versão SUV do já lançado EQS, mas que, por usar a designação Maybach, deverá receber apontamentos luxuosos que rapidamente o tornarão numa referência de mercado. Ou como diz a Mercedes, “The best or nothing”.