Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Daimler junta-se à Stellantis e à TotalEnergies para um mega projecto de produção de baterias eléctricas

Criada em Agosto de 2020, a Automotive Cells Company (ACC) é o resultado da aliança entre o grupo Stellantis e a TotalEnergies (através da sua subsidiária Saft), para a criação de um mega projecto destinado a desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos eléctricos, que conta igualmente com o apoio dos governos Francês e Alemão.

Agora foi a vez de a Daimler, empresa mãe da Mercedes-Benz, de se juntar à iniciativa, assumindo o papel de accionista da ACC, com parte idêntica à participação da Stellantis e da TotalEnergies, passando cada entidade a deter um terço do capital. Através da entrada da Daimler na ACC, espera-se assim que a capacidade industrial do grupo seja elevado para uma capacidade mínima de 120 GWh, em termos de produção de células, até 2030.

Com a integração da Daimler no consórcio, a ACC passará beneficiar da experiência de investigação e desenvolvimento da Mercedes-Benz, bem como do seu suporte para o crescimento da capacidade de produção e aos elevados padrões de qualidade de referência da marca.

Para conseguirem atingir os objectivos propostos, a ACC precisará de mobilizar um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas, e financiamento por capitais próprios e empréstimos, tendo a ACC garantido já 1.3 mil milhões de euros, provenientes dos apoios dos governos francês e alemão.

Deixe uma resposta