Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota suspende toda a produção no Japão devido a um ciberataque

Fotografia por: Noriko Hayashi/Bloomberg

Devido a um possível ciberataque (não confirmado) a alguns dos seus principais fornecedores de elementos em plástico e de componentes electrónicos, a Toyota viu-se obrigada a suspender a produção em todas as suas fábricas no Japão.

Ao todo, durante o dia de amanhã, 28 linhas de montagem em 14 fábricas da Toyota no Japão irão suspender a sua produção, o que deverá implicar uma perda de 13.000 que não serão fabricados amanhã. No entanto, a Toyota não confirmou se existirão condições para a produção retomar no dia seguinte.

Recordamos que as 14 fábricas da Toyota no Japão correspondem a um terço do total da capacidade de produção da Toyota a nível global. Estima-se que este ciberataque esteja relacionado com o facto de o Japão se ter associado aos restantes países ocidentais, na aplicação de sanções à Rússia, devido ao seu envolvimento no conflicto com a Ucrânia.

O próprio primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, afirmou que o governo está a investigar se este incidente está ou não relacionado com a situação da Rússia. Fábricas de parceiros da Toyota, como a da Hino Motors e da Daihatsu também estão a ser afectadas por esta situação. Já durante este mês a Toyota tinha vivido uma situação complicada, com a produção nas suas fábricas nos EUA terem parado, devido à falta de componentes, situação gerada pelos protestos dos camionistas Canadianos.