Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Hyundai revela design do novo IONIQ 6

A Hyundai Motors revelou o design do segundo modelo da submarca IONIQ, criada exclusivamente para o desenvolvimento e comercialização de veículos totalmente eléctricos. Depois do sucesso do seu primeiro modelo, o IONIQ 5, que conquistou inúmeros galardões, como o tão almejado World Car of the Year 2022, chega-nos o novo IONIQ 6, um automóvel que demonstra um design ético e único.

Segundo os responsáveis da marca, o novo IONIQ 6 mantém a estratégia de design Hyundai Look, com o recurso a elementos de aparência única, tal como peças de xadrez, com elementos a contrastarem uns com os outros, mas sem esquecer que todo ele deve ser centrado no ser humano, destacando ainda a elevada eficiência energética e utilização sustentável de materiais.

Utilizando linhas que a Hyundai identifica como sendo de um Streamliner electrificado, que capturam a ideia de “Emotional Efficiency”, a silhueta esculpida aerodinamicamente revela curvas simples, mas sensuais, que permitirão satisfazer simultaneamente as necessidades estéticas, como funcionais do seu proprietário.

Estão presentes inúmeros elementos aerodinâmicos, que contribuiram para um coeficiente de arrasto de apenas 0.21, como dianteira baixa, saídas de ar activas, espelhos retrovisores digitais (opcionais), spoiler elíptico em forma de asa com winglet e mecanismos de separação em ambos os lados do pára-choques traseiro. Por baixo, toda a estrutura está coberta, existindo deflectores para optimizar a passagem do ar.

O sistema de iluminação de Pixéis Paramétricos continua presente, com mais de 700 unidades aplicadas em diferentes pontos do veículo, como faróis, luzes traseiras, sensores inferiores dianteiros, saídas de ventilação e indicador da consola central. A própria asa traseira incluí um Píxel Paramétrico de luz de travagem, que destaca o visual arrojado deste modelo, bem como a presença do novo emblema Hyundai “H”, na dianteira e traseira.

No interior predomina o ambiente de “casulo”, que serve tanto de refúgio confortável como de espaço pessoal, repleto de características práticas e materiais sustentáveis. Destaque para o cluster digital, que incluí um painel de instrumentos digital de 12 polegadas, e ecrã táctil de 12 polegadas para o ecrã de informação e entretenimento. O sistema de iluminação ambiente permite escolher uma de 64 cores disponíveis, ou um de seis temas de dupla cor, desenvolvidos por especialistas para ajudar os ocupantes a relaxarem.