Secções

Notícias

Ensaios

Motor+

Dicas para adiar o desgaste da embraiagem

EmbraiagemImagem Brandon Hall - Unsplash

A embraiagem é um dos componentes mais importantes para pôr um automóvel em movimento. Por isso, precisa de alguns cuidados para não se desgastar muito cedo. Quando a embraiagem não está em bom estado, há um aumento no consumo de combustível e pode também causar desconforto nas viagens de carro.

A função principal da embraiagem é o controlo da transmissão do movimento do motor para a caixa de velocidade e assim facilitar a engrenagem das mudanças. Para evitar ter de fazer manutenções dispendiosas e inesperadas, aqui ficam algumas dicas para aumentar o tempo de vida da embraiagem do seu automóvel:

Evite manter o automóvel engrenado quando pára num semáforo. Neste caso é preferível colocar o carro em ponto morto e tirar o pé do pedal da embraiagem para evitar o desgaste da peça.

Clutch

Imagem do kit de embraiagem retirado de expertautopecas.pt

Enquanto viaja, não coloque o pé em cima do pedal da embraiagem. Mesmo uma pressão leve activa o sistema o que leva um sobreaquecimento e um desgaste no disco da embraiagem.

Nunca arranque em segunda. Isto faz causa mais desgaste no sistema de embraiagem. Por isso, use sempre a primeira para pôr o carro em movimento.

Quando aumenta ou reduz a velocidade, engrene as mudanças gradualmente de acordo com as rotações do motor. Isto faz com que a embraiagem funcione mais suavemente.

É importante aprender coordenar a força que se faz no pedal de embraiagem e no do acelerador durante o ponto de embraiagem. Se fizer força demais no pedal de embraiagem e no acelerador, durante o arranque a partir do ponto de embraiagem, o carro não anda, queima embraiagem e aumenta o consumo de combustível. A ideia é libertar lentamente a embraiagem enquanto acelera suave e progressivamente para pôr o carro em movimento.

Se precisar de arrancar a partir de um plano inclinando, não use apenas o ponto de embraiagem, use o travão de mão para segurar o carro quando se preparar para o pôr em movimento.

Reparação da embraiagem por conta própria

Apesar de poder seguir os conselhos acima para poupar a embraiagem, vai chegar a altura em que vai ter de a substituir. Se o carro for velho (e tiver as ferramentas apropriadas), pode tentar fazê-lo você mesmo. No entanto, este processo é algo complexo, por isso um utilizador com pouca experiência deve ter cuidado e procurar a ajuda de quem tenha mais experiência na substituição de embraiagens.

Se quiser experimentar, o processo de substituição é mais ou menos este:

Retirar a roda dianteira esquerda.

Desapertar a barra transversal e dobrar o disco de travão para trás.

Retirar o eixo de transmissão.

Drenar o óleo da transmissão.

Desapertar a engrenagem.

Desapertar o cabo de embraiagem.

Separar a caixa de velocidades do bloco do motor.

Retirar o conjunto de embraiagem antigo.

Instalar o conjunto de embraiagem novo.

Centrar o prato de embraiagem.

E montar tudo novamente.

Deve ter duas coisas em consideração: segurança e consumíveis.

No que toca aos consumíveis tem de ter em conta que as embraiagens vêm em kits que são compostos por várias peças, como o cilindro mestre da embraiagem, volante do motor, rolamento da embraiagem e o disco da embraiagem, que estão feitas para trabalharem entre si e, por isso, devem ser todas substituídas quando substitui a embraiagem.