Stellantis quer que os automóveis FIAT, Opel, Citroen e Peugeot (entre outros) possam ser conduzidos sem mãos e sem “olhos”

A Stellantis anunciou o lançamento do STLA AutoDrive 1.0, o seu «primeiro sistema de condução automatizada» desenvolvido in-house. As principais funcionalidades são o ‘Hands-free’ (sem mãos no volante) e o ‘Eyes-off’ SAE Nível 3 (não ser preciso estar a olhar para a frente).
Estas novidades fazem parte de uma «estratégia tecnológica mais ampla» da empresa, que inclui ainda os sistemas STLA Brain e STLA Smart Cockpit – o objectivo passa por «fazer avançar a inteligência e a automatização dos veículos».
O STLA AutoDrive foi projectado para «melhorar a mobilidade em contextos urbanos, nomeadamente no trânsito de pára-arranca», onde a necessidade de intervenção do condutor é «reduzida»; desta forma, é possível «ler um livro, ver um filme ou simplesmente relaxar durante o trajecto», já que não é preciso ter os olhos na estrada.

Segundo a Stellantis, o funcionamento deste sistema é simples: «Assim que as condições forem favoráveis, o condutor recebe um aviso de que o STLA AutoDrive está disponível». Depois, a activação é feita através de um botão físico, que faz o sistema «assumir o controlo».
Fora dos percursos em cidade, quando se circular a velocidades mais elevadas, o sistema vai ter funções como o ‘Cruise Control Adaptativo’ e a de centrar o automóvel na faixa de rodagem, com recurso aos modos de condução autónoma Nível 2 (‘Hands-on’) e Nível 2+ (‘Hands-off’ e ‘Eyes-on’).
A Stellantis aponta o STLA AutoDrive como uma «plataforma em evolução», com planos que poderão permitir a condução «totalmente automatizada a velocidades superiores, até 95 km/h, além de melhorias na automação off-road para modelos seleccionados».