Xiaomi SU7 Ultra: vimos ao vivo, em Barcelona, o novo superdesportivo eléctrico chinês (chega à Europa em 2027?)

A Xiaomi é uma marca que conhecemos mais pelos smartphones, tablets ou relógios inteligentes, mas a verdade é que soa automóveis também passaram a ser uma aposta. Em 2024, no Mobile World Congress, em Barcelona, vimos ao vivo o SU7 e, passado um ano, chega a vez da versão superdesportiva deste modelo, o Ultra.
Em amarelo e preto, com vários detalhes (spoiler traseiro, fibra de carbono no interior e exterior) que denunciam o seu ADN de pista, o Xiaomi SU7 Ultra tem 1548 cavalos. Isto é “fruto” da potência debitada pelos seus três motores eléctricos, dois deste atrás; o binário é de 1770 Nm.
O Xiaomi SU7 Ultra vai dos 0 aos 100 em 1,98 segundos e a velocidade máxima é de 359 km/h. Em relação à autonomia, a marca chinesa garante 620 km (embora segundo o padrão do Ciclo de Teste de Veículos Leves da China e não o “nosso” WLTP); a bateria é de 93,7 kWh.
Na China, este superdesportivo foi lançado a 27 de Fevereiro com um preço de 529 mil yuan, cerca de 68 mil euros, o que não deixa de ser um “preço-canhão” para um automóvel deste tipo e com estas características. No Mobile World Congress, onde a MotorMais esteve presente, fonte da Xiaomi disse ainda que o SU7 Ultra teve «quase sete mil encomendas nos primeiros dez minutos das pré-vendas».
No entanto, o sucesso deste automóvel da Xiaomi não se ficou por aqui: duas horas depois, este número subiu para os «dez mil», que era precisamente o objectivo da Xiaomi para… o ano todo de 2025. Os clientes que fizeram a encomenda do SU7 Ultra, na China, começam a receber aos automóveis em «Abril», confirmou a mesma fonte.
Sobre a chegada deste superdesportivo a Portugal, o presidente da Xiaomi, Lu Weibing, definiu 2027 como o ano em que a marca deixa de vender o SU7 Ultra em exclusivo na China. Esta pode, assim, ser a data em que a marca começará a vender este modelo na Europa e/ou nos EUA.