Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Aion UT custa 26 500 euros e pode ser um caso sério dos compactos eléctricos em Portugal

©MotorMais | Aion UT©MotorMais

Depois de ter sido apresentado em Milão e de a Aion confirmar os preços para Portugal, chegava a vez de ver o novo compacto da marca chinesa ao vivo. Foi isso que aconteceu esta semana no IDB Rooftop em Lisboa, com um evento dominado por um conceito de unboxing: uma caixa gigante que se abriu em quatro para revelar o UT (a sigla significa ‘Urban Traffic’,ou seja, ‘trânsito/tráfego urbano’).

Este foi apresentado como uma proposta eléctrica urbana pensada para simplificar o dia-a-dia, mas sem abdicar de tecnologia, espaço e uma imagem mais actual que o SUV V. Durante a apresentação do novo modelo da GAC, um dos pontos mais repetidos foi precisamente a ideia de «mobilidade eléctrica que se adapta», num carro compacto por fora, mas com ambições de segmento superior no interior, sublinhou Rui Costa, director-geral da marca em Portugal (na foto, em baixo).

Visualmente, este modelo aposta num visual «mais limpo e europeu»; o interior segue a mesma lógica minimalista, mas com um «forte foco tecnológico». No centro do tablier está um ecrã de infoentretenimento de 14,6 polegadas, acompanhado por um painel de instrumentos digital de 8,88. O sistema inclui compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além de navegação online integrada.

©MotorMais | Aion UT
©MotorMais

Apesar das dimensões compactas (tem 4,2 metros e uma distância entre eixos de 2,75), a GAC garante que o espaço interior foi uma «prioridade» no desenvolvimento do Aion UT. A bagageira varia entre 440 e 1600 litros e há ainda «24 soluções de arrumação espalhadas pelo habitáculo». A modularidade também foi pensada para responder às exigências do quotidiano, com bancos dianteiros e traseiros rebatíveis para aumentar a flexibilidade do espaço interior.

Rui Costa defendeu que a estratégia da marca no Velho Continente é «na Europa para a Europa» e disse que a marca percebeu rapidamente que «só produto não chega», pelo que foi preciso «criar uma estrutura sólida de apoio ao cliente e pós-venda». Neste sentido, a empresa está a reforçar a presença europeia com produção local em Itália, um centro de design em Milão, sede europeia em Amesterdão e um armazém de peças em Roterdão, com «expedição em 24 horas».

O responsável destacou ainda a parceria europeia com a austríaca Magna, uma empresa responsável pela «produção de modelos topo de gama como o Toyota Supra ou o Classe G da Mercedes-Benz». Rui Costa garantiu que a Aion se foca em «prazos de entrega curtos, supervisão de qualidade e fornecedores próximos do mercado», acrescentando que a Bosch é um dos parceiros tecnológicos da marca.

©MotorMais | Aion UT
©MotorMais

Já João Antunes, gestor de produto, sublinhou que a proposta da marca «vai mais além da autonomia; é conforto e design». O responsável destacou ainda a «gama de preços competitiva», os «oito anos de garantia na bateria», cobertura até «160 mil km e bateria de 200 mil» e ainda os «três anos de assistência pan-europeia da Allianz».

Nesta apresentação, João Antunes avançou mais alguns detalhes que ainda não tinham sido partilhados pela Aion: a autonomia urbana pode chegar aos 622 km WLTP (em Abril, a marca tinha apenas referido 430 km em ciclo combinado), a potência é de 150 kW / 204 cv e o carregamento dos 30 aos 80% em DC é de «24 minutos».

Quanto aos preços para Portugal, o valor de entrada é ligeiramente mais baixo que o anunciado em Abril: a versão Premium Green arranca nos 26 560 euros (jantes de liga leve de 17 polegadas, câmara com visão panorâmica, volante aquecido e bancos dianteiros aquecidos).

©MotorMais | Aion UT
©MotorMais

Acima surge a versão Premium, por 27 360 euros, que mantém o mesmo nível de equipamento: a única diferença é nas cores disponíveis. No topo, está a Luxury, por 29 360 euros. Esta acrescenta elementos mais orientados para conforto e conveniência, como tecto panorâmico, bagageira eléctrica, carregador sem fios de 50 W, banco do condutor ventilado e espelhos retrovisores rebatíveis electricamente.

Ressalve-se que os preços apresentados incluem IVA, mas não despesas de legalização e transporte. Tal como acontecia há um mês, este modelo ainda não está à venda no site da marca, em Portugal (tem apenas uma página ‘Brevemente‘) e, neste evento, não foi avançada uma data concreta de início da comercialização; na verdade, o Aion UT ainda está à espera de homologação para o mercado nacional.