Xpeng mostra novo “super SUV” em Paris: o G9L tem sete lugares e chega quase aos 600 km de autonomia

O site nacional da Xpeng já permite preencher um formulário para recebermos informações sobre o G9L, o novo SUV de grandes dimensões que a marca chinesa apresentou no Salão Automóvel de Paris. Para já, não há data de lançamento ou preços anunciados.
Este SUV (que é uma variante maior do G9, que já testámos), que terá configurações de seis e sete lugares, mede 5,12 metros de comprimento, quase 2 de largura, 1,79 de altura e 3,10 entre eixos. Na configuração de seis lugares, a bagageira tem «367 litros com todos os bancos em utilização», aos quais se junta uma frunk de «65 litros». Aqui, há, ainda, uma segunda fila de bancos individuais com apoios de braços.
Uma das novidades está nos bancos dianteiros adaptativos, que usam «sensores e inteligência artificial para ajustar o apoio às características físicas dos ocupantes». O lugar do passageiro inclui uma posição de «gravidade zero» e as duas primeiras filas têm «revestimentos em pele Nappa, aquecimento, ventilação e massagem».

O G9L vem, também, com cortinas eléctricas, cancelamento do ruído de rolamento e um frigorífico de 12,5 litros com «duas zonas de temperatura» (foto em cima). O sistema de infoentretenimento tem um ecrã central de 17,3 polegadas, acompanhado por um painel de instrumentos de 8,8 e um head-up display com «realidade aumentada». Para os passageiros traseiros há um ecrã de 21,4 polegadas com resolução 3K, enquanto o sistema de som tem 23 altifalantes.
A versão RWD Long Range Ultra do G9L tem até «591 quilómetros de autonomia WLTP e um consumo de 21,1 kWh/100 km». As variantes de tracção integral usam dois motores eléctricos, com 430 kW de potência conjunta e 695 Nm de binário, para acelerar dos 0 aos 100 km/h em «4,9 segundos». A plataforma de 800 V suporta carregamento 5C, o que, segundo a marca, permite passar dos «10 aos 80% da bateria em 11,7 minutos».











