O icónico 911 da Porsche acaba de atingir uma marca história, com a produção do milionésimo exemplar a sair da linha de produção. Foi na fábrica em Zuffenhausen que saiu um especial Porsche Carrera S com a cor especial “Irish Green” e inúmeros detalhes exclusivos que seguem a imagem do original 911 de 1963. Através desta marca, o 911 reforça a sua posição na família Porsche enquanto modelo mais importante na estratégia da gama de produtos, tendo contribuído fortemente para a manutenção da posição da Porsche como um dos mais rentáveis fabricantes de automóveis no mundo.
Dr. Wolfgang Porsche, Presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG, fez parte do desenvolvimento do 911 desde o primeiro dia: “Há 54 anos, estava pronto para fazer a minha primeira viagem pela estrada Grossglockner, nos Alpes, com o meu pai. A sensação de estar ao volante de um 911 é tão agradável agora como então. Isso deve-se ao facto de o 911 assegurar que os valores fundamentais da nossa marca são tão visionários hoje como eram no primeiro Porsche 356/1 de 1948”.
O Porsche 911 estabeleceu uma nova categoria e permanece no auge do segmento dos veículos desportivos de topo. Só em 2016, foram entregues 32.365 veículos em todo o mundo. No entanto, manteve a sua exclusividade ao longo das décadas e tornou-se um cobiçado item de coleccionador. A qualidade do 911 é lendária, estando mais de 70 por cento de todos os 911 já construídos ainda aptos a serem conduzidos nos dias de hoje. Além disso, o 911 pode ser encontrado, frequentemente, no topo da classificação de qualidade, como o “Estudo de Qualidade Inicial” do instituto de pesquisa de mercado norte-americano J.D. Power.
A sua mitologia tem sido cultivada por inúmeros sucessos na competição automóvel. Concebido para a estrada e para a pista, nenhum outro veículo desportivo encarna esta receita de sucesso como o 911. Mais de metade das 30.000 corridas em que a Porsche saiu vencedora foram realizadas com o icónico modelo. O 911 emociona os fãs do desporto automóvel em todo o mundo nas inúmeras corridas em que participa.
A Porsche nunca se afastou do conceito do original 911. “Mas continuamos a aprimorar a tecnologia do 911, afinando e aperfeiçoando o veículo desportivo”, diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, “é por isso que
continua a ser um veículo de última geração e tecnicamente inovador. Também fomos capazes de expandir a linha de modelos com muito sucesso através de derivações”.
Um factor significativo neste sucesso é o local de produção, na sede, em Zuffenhausen, onde todos os 911 são fabricados. Hoje, todos os veículos de duas portas – 911, 718 Boxster e 718 Cayman – e as suas diversas versões são produzidos numa linha de montagem, graças a uma abordagem de produção sofisticada. Os trabalhadores na linha de montagem são especialistas em até 200 tarefas diferentes e com a sua paixão e conhecimento, garantem que cada Porsche é entregue com a qualidade que é típica da marca.
Uwe Hück, Presidente do Conselho de Empresa do grupo da Porsche, diz: “Não consigo imaginar a história de sucesso do 911 sem os funcionários Porsche. Hoje, temos o milionésimo 911. O bom é que nossos colegas ainda os constroem com a mesma dedicação com que construíram o primeiro modelo. A construção do Mission E em Zuffenhausen está marcar uma nova era na Porsche. E é claro que, se quisermos torná-lo um sucesso, vamos precisar dos nossos funcionários altamente qualificados e motivados. Eles vão certificar-se de que o Mission E é uma experiência emocional, assim como o nosso 911 sempre foi – e sempre será.”
O milionésimo 911 será propriedade da Porsche AG. Antes de ir enriquecer a coleção do Museu da Porsche, vai embarcar numa tournée mundial e irá percorrer algumas estradas nas Terras Altas da Escócia, em Nürburgring, nos Estados Unidos, na China e noutros locais a divulgar.