Os proprietários do primeiro modelo 100% eléctrico da Audi, o SUV Audi e-tron 55 quattro, acaba de receber uma actualização de software, que permitirá aos veículos construídos entre Setembro de 2018 (model year 2019) e Novembro de 2019 (model year 2020) de ampliar a autonomia da bateria para 441 km (WLTP.)
Essa actualização de software, que é totalmente gratuita, que tem que ser implementada através da rede de concessionários oficiais da Audi. Através desta actualização o sistema de gestão da bateria irá aumentar a capacidade útil da bateria (95 kWh de capacidade total), dos originais 83.6 kWh para 86.5 kWh.
Também o sistema de gestão térmica da bateria, com os seus quatro circuitos independentes, foi optimizado, permitindo agora um arrefecimento mais eficaz dos componentes de alta voltagem. O fluxo do líquido de refrigeração foi adaptado às tarefas em vigor, permitindo assim reduzir o consumo de energia das bombas de água, bem como das bombas de calor, que por sua vez são alimentadas pela bateria de alta capacidade.
O sistema de recuperação de energia, durante desacelerações e travagens, foi igualmente melhorado, mas foi na gestão de ambos os motores que se notam as maiores diferenças, com o motor eléctrico traseiro a assumir o papel fundamental para a locomoção do e-tron, em modo de condução normal, com o motor dianteiro a estar completamente desligado neste modo, assumindo apenas funções em situações de perdas de tracção.