Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Tesla revela Model X

Após uma longa espera, Elon Musk revelou o primeiro SUV da Tesla Motors, o novo Model X, que promete revolucionar o mundo dos SUV. Utilizando uma linguagem estética semelhante à do Model S, com os faróis e farolins em LED e uma linha de tejadilho pronunciada, este SUV caracteriza-se pelas invulgares portas “Falcon Wing” e por ter o melhor coeficiente aerodinâmico do segmento, com apenas 0,24, ao qual contribui o spoiler activo no tejadilho, ajustável em três posições.

Equipado com o maior para-brisas da actualidade, que proporciona uma visibilidade “panorâmica”, o interior dispõe de espaço para várias configurações, como seis ou sete lugares (em formato 2+3+2 ou 2+2+2), com bancos independentes, e aos quais a terceira fila poderá ser totalmente rebatida. Na frente, destaque para o já conhecido painel táctil de 17 polegadas na consola central, tal como acontece na berlina Model S.

Contudo, é na componente mecânica que o Model X se diferencia, estando disponível com tracção integral e em duas versões, o 90D e P90D. No primeiro são utilizados dois motores eléctricos de 259cv cada, um para cada eixo, que garante uma aceleração de apenas 4.8s para atingir os 100km/h, e uma autonomia de 414km. Já no topo de gama P90D, este está equipado com um motor eléctrico de 259cv no eixo dianteiro e 503cv para o eixo traseiro, permitindo a este atingir os 100km/h em apenas 3,8 segundos.

Se ainda assim não estiver satisfeito, o P90D poderá receber o Pack Ludicrous Speed, tal como o Model S, que lhe permitirá melhorar o tempo de aceleração para apenas 3,2s para atingir os 100km/h, o equivalente a um Laborghini Huracán ou um Porsche 911 GT3 RS. Este modelo só chegará aos consumidores norte-americanos em meados do próximo ano, não existindo ainda previsão para a sua chegada ao mercado europeu.