Se acha que perder peso é um processo complicado, imagine o esforço que uma marca como a Nissan tem que fazer para reduzir o peso a toda a sua gama de automóveis de passageiros. Para tal, a Nissan criou o Programa de Excelência para Redução de Peso, que irá produzir uma estrutura piloto que recorrerá à utilização de materiais pioneiros na indústria automóvel e que será utilizada no piso dos seus veículos do futuro.
Ao trabalhar de perto com a cadeia de fornecimento do Reino Unido, a Nissan tirará partido dos materiais e técnicas utilizados na indústria aeroespacial e no desporto, incluindo materiais utilizados em viagens espaciais. David Moss, Vice-presidente de Desenvolvimento e Design de Veículos do Nissan Technology Center Europe (NTCE) afirmou: “Os próximos 12 meses prometem trazer revoluções e não apenas resoluções, à medida que a nossa marca avança com ainda mais “Inovação Que Entusiasma”. Este programa é mais uma demonstração do compromisso da Nissan para com o desenvolvimento dos automóveis do futuro, já hoje”.
Moss afirmou ainda: “Sabemos que os próximos automóveis terão de ser mais leves, mais fortes e mais eficientes e por isso estamos a lançar o nosso programa piloto em colaboração com organismos de pesquisa e da indústria em todo o Reino Unido. Este programa pretende criar um novo processo de fabrico que irá revolucionar a indústria”.
Além do “Programa de Excelência para Redução de Peso”, a Nissan envolveu-se num programa de diminuição de massa dos seus veículos actuais, o que resultou numa “perda” de 90kg no novo X-Trail e 40kg no novo Qashqai. Ao abrigo deste programa, os engenheiros da Nissan utilizam materiais mais fortes e mais leves, o que permite a adição de equipamentos extra e apesar disso baixar o peso total dos veículos.
Os esforços da Nissan no “Programa de Excelência para Redução de Peso” melhorarão a performance e o consumo de combustível e compensarão a crescente quantidade de tecnologia que será integrada nos veículos. O protótipo a ser produzido ao abrigo deste programa testará a viabilidade das novas peças. A Nissan está a realizar este trabalho como parte do consórcio LX de fabricantes de automóveis e organismos de pesquisa liderado pela Sigmatex e apoiado pela Axillium Research, em parceria com a Cranfield University, Engenuity, Expert Tooling & Automation, Granta Design, Group Rhodes, LMAT, Surface Generation e Tilsatec.
O consórcio procura aperfeiçoar as capacidades na cadeia de fornecimento automóvel do Reino Unido, para fabricar componentes compostos. O programa LX é financiado pela iniciativa Advanced Manufacturing Supply Chain Initiative, estabelecida pelo governo do Reino Unido para ajudar as cadeias de fornecimento britânicas existentes a crescer e atingir padrões de classe mundial.