Foi em Barcelona que a Seat revelou à imprensa o seu primeiro SUV, baseado nas linhas, plataforma e soluções tecnológicas existentes no actual Leon. Desenvolvido sobre a plataforma MQB, este SUV tem como alvo o Nissan Qashqai, estando prevista a sua chegada ao mercado durante o Verão. Utilizando, como é habitual na marca, uma cidade espanhola, o Seat Ateca estará disponível em versões 4×2 e de tracção integral 4Drive.
Visualmente, o Ateca recorre à actual linguagem de design Seat, combinando elementos como a grelha trapezoidal, linhas salientes com um raio mínimo e vincos marcados, bem como a assinatura triangular das luzes, criando assim um visual musculado e robusto. Presente, tal como no Leon, estão as luzes Full-LED, com a assinatura triangular das luzes diurnas e dos piscas integrados.
No interior destaque para um visual elegante e harmonioso, estando presente uma sensação de robustez, qualidade e segurança, atributos valorizados pelos condutores de SUV. A posição de condução mais alta e a elevada visibilidade exterior com limites da secção dianteira bem demarcados são outros pontos fundamentais para diferenciar este modelo.
A nível de equipamentos, o Seat Ateca contará com a presença de todas as soluções actualmente existentes na família Seat, como botão start para a ignição, Perfil de Condução Seat para ajustar o modo de condução, Assistente de Trânsito para tornar a vida mais cómoda no pára-arranca das filas de trânsito, podendo acelerar (até 60km/h), travar e curvar automáticamente. Está igualmente presente o Assistente de Emergência, Cruise Control adaptativo ACC, Sistema de Reconhecimento de sinais de trânsito, Detecção de ângulo morto, assistente de trânsito à retaguarda e Top View (visão 360º).
Em termos de motorizações, o novo Seat Ateca contará com os préstimos de diversas motorizações a gasolina e diesel, como o 1.0 TSI turbo a gasolina de 115cv, 1.4 TSI turbo a gasolina de 150cv com desactivação de cilindros e os diesel 1.6 TDI de 115cv e 2.0 TDI de 150 e 190cv. Estes últimos têm a possibilidade de
Nota para a confirmação de que, na base da gama, estará o motor 1.0 TSI turbo a gasolina, com 115 cv. Potência idêntica tem o Diesel 1.6 TDI, quese fará acompanhar dos mais potentes 2.0 TDI de 150 e 190 cv, estes com possibilidade de se associar ao sistema de tração integral 4Drive.