Há semelhança de outros fabricantes, também a Ford desenvolveu uma tecnologia que permite utilizar as luzes de máximos sem encadear os restantes automobilistas. Esta tecnologia utiliza uma câmara montada no pára-brisas para detectar os faróis ou as luzes traseiras dos veículos e bicicletas até 800 metros de distância à noite e usa faróis especialmente desenvolvidos para bloquear a luz que poderia temporariamente cegar os outros condutores e ciclistas.
Conduzir com faróis de máximos permite aos condutores verem os perigos na estrada muito mais cedo. Estudos têm mostrado que faróis de máximos automatizados são activados até 10 vezes mais rápido do que quando os condutores têm de mudar manualmente. A tecnologia foi desenvolvida por uma equipa global de engenheiros da Ford e de parceiros fornecedores, tendo os testes desde sistema obrigado à construção de uma área específica de simulação e ensaios de condução nocturna em todo o mundo.
“Se perguntarmos a qualquer condutor quais são os hábitos mais irritantes dos outros automobilistas, mais cedo ou mais tarde o assunto das pessoas que não baixam os faróis vai surgir”, disse Michael Koherr, engenheiro de investigação de Sistemas de Iluminação, Ford Europa. “As novas Luzes de Máximos sem Encandeamento da Ford ajudam a maximizar o uso dos máximos e os condutores podem ver muito mais da estrada à sua frente sem causar qualquer distracção aos outros utentes.”
As Luzes de Máximos sem Encandeamento trabalham em conjunto com o Sistema de Luzes de Máximos automáticas e com a iluminação Dinâmica LED da Ford com Sistema de Iluminação Frontal Adaptativa, podendo ajustar o ângulo e intensidade do feixe de luz a uma das sete configurações disponíveis, segundo a velocidade, luz ambiente, ângulo da direcção, distância para o veículo da frente e activação do limpa-pára-brisas. As tecnologias de iluminação automática da Ford são activadas automaticamente quando detectadas condições de baixa iluminação.
“Descobrimos que alguns condutores estão tão preocupados com o encandeamento dos outros utentes que não usam nunca os faróis em máximos”, disse Koherr. “A tecnologia Luzes de Máximos sem Encandeamento da Ford pode retirar esse stress aos condutores, e a transição suave entre as configurações também ajuda a que os olhos do condutor se ajustem de maneira mais rápida às mudanças na quantidade de luz.”
Outras tecnologias semi-autónomas disponibilizadas pela Ford podem interpretar sinais de trânsito e ajustar a velocidade para ajudar os condutores a manterem-se dentro dos limites legais de velocidade e pode detectar pessoas na estrada e próximo dela, ou que possam atravessar à frente do veículo, aplicando automaticamente os travões se detectar uma colisão potencial. A Ford está também a desenvolver futura tecnologia de iluminação avançada que melhora a visibilidade nas rotundas, nos sinais de stop e de cedência de prioridade e chama a atenção do condutor para os peões, ciclistas e até mesmo animais de grande porte na trajectória do veículo ou até mesmo fora da estrada. As Luzes de Máximos sem Encandeamento estão já disponíveis nos novos Ford S-MAX e Galaxy, e estará igualmente disponível no SUV Ford Edge, que chegará em breve ao mercado.