Secções

Notícias

Ensaios

Duas RodasNotícias

Brammo Empulse R disponível em Portugal com a ZevTech

O futuro das duas rodas chegou a Portugal, pela mão da ZevTech, distribuidor nacional das motos eléctricas da Brammo. Consideradas por muitos como a marca mais avançada do mercado a nível de soluções eléctricas de duas rodas, tendo conquistado no passado diversos galardões a comprovar a sua aposta, chegou a vez do modelo mais evoluido da marca, a Empulse R, chegar a Portugal.

Equipada com um poderoso motor eléctrico de 40kW de potência, produzido pela Parker GVM IPM Motor. Este motor é totalmente arrefecido a água, e recorre para alimentação a um conjunto de baterias de iões de lítio com 9,31 kWh (10,2 kWh de pico) para garantir uma autonomia que pode superar os 200 km em cenários urbanos (desce para os 93km em estrada e auto-estrada). Estas baterias utilizam um sistema de pré-aquecimento para garantir que as baixas temperaturas não retiram carga às mesmas.

[jwplayer mediaid=”1117″]

Utilizando uma ficha certificada para o mercado europeu, Hans Eder, Responsável pelo Departamento de rede na Europa, garantiu que a bateria poderá ser carregada numa tomada doméstica de 220v a 80% em duas horas, ou totalmente em três horas e meia. Todo o circuito utiliza uma voltagem máxima de 105v, para garantir total segurança em caso de acidente, algo que Hans Eder espera que venha a ser regulado para todas as motos eléctricas.

No que toca ao comportamento, embora as baterias tornem a Empulse R mais pesada que um modelo equivalente com motor de combustão (230kg), Hans Eder garante que o facto de não existir vibração proveniente do motor e que a enorme disponibilidade do binário garantem um comportamento ainda mais divertido que uma moto tradicional, já que permite curvar mais cedo e travar mais tarde.

Utilizando uma transmissão integrada eléctrica de seis velocidades, esta pretende garantir o mesmo feeling que uma moto com motor de combustão, tanto no arranque como a atingir a sua velocidade máxima (177 km/h). A Brammo Empulse R pode ser adquirida na ZevTech por €18.081, estando disponível em quatro cores distintas (True Blood Red, Eclipsed Black, Maillot Jaune Yellow e Neodymium Silver Metallic).

[fancygallery id=”5″ album=”62″]