Secções

Notícias

Ensaios

EspaçoNotícias

Foguetão não tripulado explode segundos após lançamento

Nasa

O foguetão não tripulado Antares, da empresa Orbital Sciences, explodiu ontem à noite segundos depois de ter sido lançado das instalações da Nasa em Wallops, no Estado da Virgínia. Por se tratar de um modelo não tripulado, não existiram feridos com a ocorrência, apenas algum orgulho por parte da Orbital Sciences, que já tinha realizado dois lançamentos no início do ano para o abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

Segundo responsáveis da Nasa, ainda não está identificada a causa do acidente, embora a Orbital Sciences tenha afirmado que existiu uma “anomalia” no veículo e que toda a situação está a ser avaliada. Recorde-se que a situação da Orbital Sciences é, de momento, bastante complicada, pois é uma das duas empresas contratadas pela Nasa para o fornecimento de carga para a ISS, uma vez que actualmente não existe nenhum programa de vaivém espacial em funcionamento.

Este seria o terceiro de um total de oito lançamentos, o acordado no contracto de 1,9 mil milhões de dólares assinados entre a Nasa e a Orbital Sciences. O foguetão Antares que explodiu estaria equipado com um motor mais potente que os anteriores, para poder transportar os 2293kg de mantimentos e equipamentos científicos, ou seja, mais 15% que os lançamentos anteriores.

[jwplayer mediaid=”2996″]
Se tiver dificuldades em visualizar o vídeo, veja aqui a partir do Youtube.