Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Mercedes CLA 180CDI AMG: Cheio de estilo

Motor Mais

O Mercedes-Benz CLA é um daqueles exercícios de estilo que, tal como a actual geração do Classe A, foram um tiro certeiro. Rasgando tudo o que existia e criando uma imagem totalmente nova, são ambos os modelos que têm transformado a Mercedes-Benz numa marca que se distancia ao excessivo conservadorismo do passado, captando assim a atenção a uma audiência mais jovem. Se o CLA se tem apresentado como uma excelente alternativa a quem precisa de um pequeno familiar e queria algo mais do que um Volkswagen Golf, o caso do CLA é distinto, pois veio criar um novo segmento, tal como acontecera no passado com o CLS, embora este pertença a um estatuto superior. Com linhas apaixonantes, uma estética que se inspira claramente num coupé mas com bagageira, é difícil uma pessoa ficar indiferente face ao CLA, especialmente neste caso em concreto, uma vez que contava com praticamente todos os extras que existem com o carimbo da AMG.

Estou naturalmente a falar no para-choques desportivo, saias laterais, grelha de diamantes, faróis Bi-Xénon (€950), tecto de abrir panorâmico (€1200), jantes de liga leve bicolor de 18 polegadas, entre outros extras. O resultado é um autêntico cordeiro em pele de lobo, e acredite quando lhe digo que se trata de um cordeiro, pois embora não tenha a indicação do modelo na bagageira, este modelo utiliza a versão mais aguardada para a gama CLA, o 180CDI que, como deve conhecer do Classe A, é derivado do 1.5 dCi do grupo Renault.

Não pense que isso retira qualquer mérito ao CLA, bem pelo contrário, pois este motor tem o suficiente para cumprir os “serviços mínimos” que se espera do CLA, embora esteja longe da disponibilidade do já conhecido bloco de 2.1 litros de origem Mercedes que equipa as versões 200 CDI e 220 CDI. Porém, a Mercedes soube alterar ligeiramente onde era preciso no funcionamento do motor, tornando-o mais refinado e mais rápido a responder, sem influenciar a razão pelo qual a Mercedes optou pela utilização deste motor, os baixos consumos, que raramente sobem da casa dos 5 litros por cada 100km, sem precisar de realizar grande esforço.

No interior a história do exterior repete-se, estando este CLA recheado de extras que transformam o seu interior por completo, num automóvel desportivo. Estou a falar na utilização dos excelentes bancos em pele e alcântara com costuras em encarnado (é possível escolher os cintos em vermelho), volante desportivo em pele perfurada nas zonas de apoio centrais, diversas aplicações em alumínio e um sistema de infoentretenimento básico (CD Audio 20) acompanhado pelo sistema de navegação Becker MAP Pilot (€1002).

[fancygallery id=”2″ album=”159″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

Motor Prestações
Tipo Quatro cilindros em linha Velocidade Máxima 205 km/h
Capacidade 1461 cc Aceleração (0-100 km/h) 11,6 s
Potência 109 cv (4000 rpm) Consumos (litros/100 km)
Binário 260 Nm (1750 rpm) Urbano (anunciado) 4,7
Transmissão Extra-urbano (anunciado) 3,4
Tracção Dianteira Combinado (anunciada) 3,9
Caixa Manual de 6 velocidades Emissões CO2 101 g/km
Chassis Preço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) 4850 / 1840 / 1455 mm Valor base €33 950
Peso 1905 kg Valor viatura testada €41 727
Bagageira 468 litros I.U.C. €141.47

[/toggle] [/toggles]

Gustavo Dias