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Ferrari revela LaFerrari FXX K com 1050cv

Ferrari

Como seria de esperar e após muitas foto-espias e vídeos de protótipos a circular em Monza e Nürburgring, a Ferrari acaba de revelar o modelo mais radical que alguma vez criou, a versão de competição do já de si impressionante LaFerrari.

Designado por LaFerrari FXX K, este modelo será revelado em público no Salão Automóvel em Abu Dhabi, e será lançado oficialmente durante o próximo ano. O “K” colocado no final do nome é uma referência ao sistema KERS de recuperação de energia cinética utilizado, que lhe permite alimentar as baterias de iões que lítio, que por sua vez irão alimentar o motor eléctrico de 190cv utilizado em conjunto com o impressionante 6.2 V12 de 860cv.

No total o LaFerrari FXX K oferece uma potência combinada de 1050cv, e um binário superior a 900Nm, mas infelizmente toda esta potência não poderá ser utilizada na estrada, uma vez que foi desenvolvido para competição, já que tanto a admissão como o escape foram redesenhados e todos os silenciadores de escape removidos.

Toda a aerodinâmica foi trabalhada, e embora o LaFerrari FXX K nos pareça um Batmobile encarnado, a realidade é que todas as melhorias aerodinâmicas usadas permitem criar cerca de 540kg de força a 200km/h, mais de o dobro do conseguido pelo LaFerrari “tradicional” de estrada.

Presente no volante encontra-se o já conhecido Manettino, um botão de cinco posições que permite ajustar o comportamento diferencial electrónico E-Diff, o controlo de tracção F1-Trac, o Sistema Racing SSC (Side Slip Angle Control) e o ABS. Juntamente com o Manettino, o LaFerrari FXX K utiliza um sistema que permite escolher entre quatro modos de actuação do sistema HY-KERS, como o modo “Qualify”, que oferece o máximo de desempenho dentro de um número limitado de voltas, o modo “Long Run” que permite oferecer um desempenho mais consistente ao longo de um longo período de utilização, o modo “Manual” que oferece um impulso adicional sempre que o condutor desejar, e o modo “Fast Charge”, que permite carregar as baterias mais depressa.

Como seria de esperar, não foi anunciado qualquer tipo de preço (estima-se que ronde os 3 milhões de euros) nem o volume de produção para este modelo.

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