Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz apresenta F 015 em Las Vegas

Daimler

Também a Mercedes-Benz esteve em Las Vegas, na maior feira de tecnologias do Mundo (CES 2015), com um projecto futurista que revela a ideia da Mercedes-Benz de como devem ser, num futuro próximo, os automóveis autónomos.

Designado por F 015 Luxury in Motion Concept, esta viatura apresenta-se com um formato oval, que com os seus 5220mm de comprimento, 2018mm de largura e 1524mm de altura garantem um espaço equiparável ao de uma sala de estar confortável para quatro ocupantes.

Mercedes-Benz F 015

Utilizando um piso em madeira, quatro bancos individuais onde os dianteiros rodam em direcção aos lugares traseiros, e painéis nas portas inteligentes, existe ainda uma mesa ao centro, um painel de instrumentos de grandes dimensões (composto por seis ecrãs individuais que actuam sobre o toque, gestos ou movimentos oculares), todo o interior permite funcionar em conjunto com o sistema de infoentretenimento.

Embora autónomo, este F 015 permite ser conduzido de forma manual, existindo um volante que está alojado no painel de instrumentos sempre que não é utilizado. Utilizando elementos em fibra de carbono, alumínio e aço reforçado, a carroçaria desde modelo é 40% mais leve que a de um modelo de produção actual.

Mercedes-Benz F 015

A motorização é composta por um sistema Plug-In Hybrid, embora o motor de combustão seja movido a hidrogénio, o que garante uma autonomia de 1100 km (200km para o sistema eléctrico e 900km pela pilha de combustível). A potência dos motores eléctricos é de 136cv (100kW), mas quando funciona em conjunto com o motor de combustão, este garante uma potência combinada de 268cv, o que garante uma aceleração de apenas 6,7s para atingir os 100km/h, e 200km/h de velocidade máxima, limitada electronicamente.

[jwplayer mediaid=”4084″]
Se tiver dificuldades em visualizar o vídeo, veja-o pelo YouTube.