Secções

Notícias

Ensaios

AviõesNotícias

IATA altera dimensões de bagagem de mão

KLM

Segundo a última reunião anual realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que decorreu em Miami, foi aprovada a alteração das medidas oficiais das bagagens de mão em cerca de 38% mais pequenas. Através desta alteração, as companhias aéreas poderão assim optimizar a colocação do equipamento de mão, permitindo que todos os passageiros possam transportar uma mala de mão em voos com mais de 120 passageiros.

Através destas medidas, as malas de mão terão que ser reduzidas dos actuais 55x45x25cm para 55x35x20cm, não sendo obrigatório para as companhias aéreas aceitarem estas medidas, embora algumas já tenham demonstrado interesse em aceitar a alteração, como a Avianca, Azul, Caribbean Airlines, Cathay Pacific Airways, China Eastern, China Southern, Emirates, Lufthansa e Qatar.

A IATA já se encontra em conversação com as maiores fabricantes de malas para a produção de modelos com os tamanhos propostos, sendo que as malas certificadas irão receber a inscrição “IATA Cabin OK”. Recorde-se que a principais companhias low-cost que operam em Portugal (Easyjet e Ryanair) não pertencem à IATA.