A Mazda recebeu o troféu “Red Dot: Best of the Best” para o seu novo Mazda MX-5 em cerimónia dedicada, realizada ontem à noite no Aalto Theatre em Essen (Alemanha), frente a cerca de 1.200 convidados. Abrangendo diferentes indústrias, a distinção “Best of the Best” é normalmente atribuída a projectos de design que se destaquem pelo seu excepcional carácter de inovação, sendo que apenas 1,6 por cento de todas as candidaturas apresentadas este ano no âmbito do Prémio Red Dot foram consideradas para integrar a competição de “Design de Produto”.
“O objectivo do MX-5 tem sido sempre de provocar felicidade e o seu design é parte integrante do seu sucesso,” refere Kevin Rice, Director de Design de Mazda Europa, ao aceitar o troféu Red Dot, juntamente com Wojciech Halarewicz, Vice-Presidente de Comunicações. “Num equilíbrio entre tradição e evolução, o novo modelo foi um exercício de saber o que alterar e as áreas onde não o fazer. Acredito que cada polegada deste carro irradie vida, movimento e a promessa de diversão ao volante”.
Com o seu visual vincado, linhas fluidas, posição abrangente e projecções curtas, o mais recente MX-5 é a implementação mais original até à data do aclamado conceito KODO – A Alma do Movimento, temática em que se baseiam todos os modelos Mazda da nova geração. A Mazda também garantiu duas outras distinções Red Dot para design de produto este ano: um “Red Dot” para a excelente qualidade de projecto do seu novo pequeno SUV, o Mazda CX-3, e uma “Menção Honrosa” para o Mazda2. Passam, assim, a ser cinco os Mazda da nova geração a alcançar um
galardão Red Dot.
O painel de jurados Red Dot para o design de produto conta com 38 especialistas internacionais, que avaliaram as submissões com base em critérios que vão desde o grau de inovação dos projectos, à sua compatibilidade ecológica, ergonomia e funcionalidade. Este ano, o júri avaliou 4.928 candidaturas, oriundas de 56 países, selecionando os melhores trabalhos em 31 categorias, incluindo veículos. Os vencedores ganharam o direito de usar o símbolo “Red Dot”, um selo internacional de excelência em design. Iniciado em 1955 em Essen, pelas mãos do Design Zentrum
Nordrhein Westfalen, esta competição anual de produtos é considerada a maior do mundo.