Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Tesla actualiza Model S

Elon Musk, o carismático proprietário e fundador da Tesla Motors, realizou ontem uma conferência de imprensa onde anunciou diversas novidades, entre as quais melhorias em alguns modelos actuais e actualização sobre a situação de futuros modelos da marca. Começando pelo início, o Model S de entrada com bateria de 70kWh passa a estar disponível a partir dos 70 mil dólares, valor esse que pode reduzir significativamente tirando-se partido dos diversos incentivos que começam a ser atribuídos pelo estado dos diversos países onde o modelo é comercializado.

Porém é no P85D topo de gama que se encontram as grandes novidades, com a chegada da bateria de 90kWh, um upgrade de três mil dólares (2800 euros) que garante um aumento de autonomia de 6%, permitindo assim quase 500km de distância em auto-estrada (dentro das normas de velocidades). A Tesla aproveitou a ocasião para revelar um aumento de potência nos motores, passando o P85D a disponibilizar agora um total de 772cv, graças à combinação do motor eléctrico dianteiro de 262cv com o motor traseiro de 510cv.

Por fim Musk revelou o modo opcional Ludicrous, que permite, através da alteração de um fusível que protege as baterias para um módulo de inconel (liga metálica aeroespacial de alta temperatura), aumentar o valor de amperagem máxima disponibilizado pelas mesmas para os motores, de 1300 para 1500 Amps, permitindo assim reduzir o tempo de aceleração dos 0-100 km/h de 3,1 para 2,8s, permitindo ao mesmo tempo reduzir o tempo para atingir os 250 km/h em menos 20%.

Este opcional terá um custo elevado, 10 mil dólares (8900 euros), embora a Tesla ofereça um desconto de 50%, durante 6 meses, para os actuais proprietários de um P85D. Relativamente às novidades da marca, Musk revelou que o Model X chegará ao mercado dentro de dois meses, Model 3 dentro de dois anos e que dentro de quatro anos será lançado um novo Roadster.