Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi apresentará em Frankfurt novas soluções de iluminação com tecnologia OLED

Durante o próximo Salão Automóvel de Frankfurt, que abrirá portas durante o mês de Setembro, a Audi irá revelar a sua mais recente tecnologia no domínio da iluminação automóvel, as novas luzes Matrix OLED, que permitem atingir níveis anteriormente inatingíveis em termos da homogeneidade de iluminação, abrindo oportunidades ainda mais criativas para o design.

OLED é uma sigla inglesa para “díodos emissores de luz orgânica”, sendo que cada unidade é constituída por dois eléctrodos – dos quais pelo menos um deve ser transparente – incorpora inúmeras e finas camadas com materiais semicondutores orgânicos. A baixa tensão DC – entre três e quatro volts – activa as camadas, cada uma das quais é inferior a um milésimo de milímetro de espessura, para iluminá-los. A cor é baseada na composição molecular da fonte de luz.

Em contraste com outras fontes de luz – tais como nos LED – os quais são constituídos por cristais semicondutores, o OLED é uma fontes de luz plana. A sua luz atinge um novo nível de homogeneidade e a sua intensidade é continuamente variável. As luzes não emitem qualquer sombra e não exigem nenhuns reflectores, guias de luz ou componentes ópticos semelhantes, fazendo com que as unidades de OLED sejam eficientes, leves e não precisam de nenhuma solução de arrefecimento.

O rápido desenvolvimento da tecnologia OLED aplicada na indústria automóvel deve-se, em parte, à força motriz da Audi. Assim que o aumento na densidade de luz for realizado, os OLED´s serão capazes, em breve, de gerar também os sinais dos intermitentes e das luzes de travagem. As películas de vidro finas que são utilizadas hoje em dia para fechar o material orgânico vão ser substituídas por películas de plástico. Estes novos materiais flexíveis de substrato vão ter uma forma tridimensional, o que vai abrir inteiramente novos espaços criativos para os designers. A Audi já evidenciou o potencial da tecnologia OLED em muitos modelos e demonstrações. Destaques especiais são a “iluminação OLED” com OLED’s transparentes ou multi-coloridos na silhueta do veículo e “o enxame” com um display OLED tridimensional.

Outra vantagem dos OLED´s: podem ser subdivididos em pequenos segmentos que permitem controlar diferentes níveis de brilho. Além disso, será possível criar unidades OLED com cores diferentes e transparentes. Tal permite novos cenários de iluminação, com alternância de cenários extremamente rápida. As sub-superfícies iluminadas apresentam limites muito precisos uns com os outros. Este factor é o que distingue a tecnologia OLED na Audi, transformando-a na tecnologia Audi Matrix OLED que complementa as tecnologias Audi Matrix LED e Matrix Laser para faróis.

Audi_tecnologia OLED_02