Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Land Rover demonstra solução que torma atrelados transparentes

A Land Rover está a desenvolver um conceito de atrelado transparente capaz de eliminar totalmente o ângulo morto criado ao rebocar uma caravana ou um atrelado. Esta perspectiva transparente permitiria ao condutor ver claramente os veículos que se aproximam por trás, reforçando também a sua confiança ao melhorar a visibilidade durante as manobras.

O protótipo do sistema «Atrelado transparente» instalado num Range Rover combina as imagens de vídeo da câmara de marcha-atrás existente no veículo e de uma câmara digital sem fios que é colocada na parte traseira do atrelado ou da caravana. As imagens de ambas as câmaras são depois combinadas para criar imagens de vídeo em tempo real que fazem com que o atrelado pareça transparente.

Quando o atrelado é acoplado ao veículo de reboque, as imagens de vídeo em tempo real surgiriam automaticamente no retrovisor interior do veículo, eliminando assim os grandes ângulos mortos habitualmente provocados pelo transporte de atrelados. Ao fazer marcha-atrás, o condutor seria igualmente capaz de ver as imagens da câmara colocada na parte traseira da caravana ou do atrelado através do ecrã do sistema de infoentretenimento, com linhas de orientação calibradas para o ajudar a manobrar o veículo e o atrelado.

Juntamente com este sistema, a Land Rover apresentou a aplicação Cargo Sense, que permite ao condutor verificar o estado do atrelado e da carga à distância, quando se encontra longe do atrelado. Para tal é usado um sistema que combina uma câmara de vídeo remota no interior do atrelado e um tapete de sensores de pressão no piso, ambos ligados ao veículo de reboque. Através desta solução, o condutor pode colocar a carga de forma equilibrada e uniforme, sendo o condutor informado quando a carga (como um cavalo valioso) apresenta movimentos inesperados ou anormais durante a viagem.

Através da aplicação móvel Cargo Sense, o condutor consegue verificar o estado do atrelado e da carga à distância, quando se encontra longe do atrelado. Se o proprietário de um cavalo estivar afastado do atrelado, por exemplo, enquanto percorre a pista a pé num evento equestre, o sistema poderia alertá-lo automaticamente via SMS se o cavalo estiver nervoso, se a temperatura no interior exceder os limites de segurança ou se alguém tentar mexer no atrelado.