Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Opel Karl – Simples e funcional

Com a chegada do novo Karl, a Opel reforça assim a sua gama, tornando-a na mais completa do mercado em termos de automóveis de pequenas dimensões. Criado para rivalizar com modelos como o Volkswagen Up! (e respectivos “clones”), Renault Twingo, Peugeot 108, Citröen C1 e Toyota Aygo, o novo Karl utiliza a plataforma renovada Gamma da General Motors, que será igualmente usada pelo novo Chevrolet Spark.

Esta plataforma, já com 15 anos de vida e constantes evoluções (foi criada originalmente para o Opel Corsa C), permitem, no Karl, criar um chassis compacto de cinco portas com apenas 3,68m de comprimento e espaço para cinco ocupantes, graças à elevada distância entre eixos de 2,38m.

Disponível em 10 cores distintas e com jantes de 14 a 16 polegadas, o novo Opel Karl aposta na simplicidade das suas linhas para cativar, existindo outras soluções na gama Opel para quem desejar uma solução mais personalizada, como é o caso do Adam. Porém, ao contrário do Adam que teve o design como elemento primário, no caso do Karl foi dada primazia à funcionalidade, daí a bagageira de grande capacidade, que pode ir aos 1013 litros com os bancos traseiros rebatidos (rebatem assimetricamente, em formato 60:40).

Também a vertente tecnológica surpreende no Karl, sendo um dos modelos mais bem equipados do segmento, com soluções como sistema de arranque em subidas, câmara dianteira com aviso de saída de faixa, função de luz de curva integrada nos faróis de nevoeiro, direcção assistida com função “city”, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento atrás e sistema de infoentretenimento Opel IntelliLink que pode, assim que estiver disponível, receber os serviços de assistência e conectividade Opel OnStart.

Este serviço permite que, em caso de acidente (onde ocorra activação do Airbag), o sistema alerte automaticamente o centro de operações Opel OnStar, para quem estes contactem imediatamente o condutor e activem os serviços de emergência, caso seja necessário, para o local onde ocorreu o acidente. O sistema IntelliLink permite ainda que possa usar no sistema de infoentretenimento as interfaces (e funcionalidades) do Apple CarPlay e Android Auto, sendo estas funcionalidades que ainda não estão em funcionamento, devido a certificações por parte da Apple e Google.

Em termos de motorização, o Karl estará equipado apenas com uma motorização de três cilindros a gasolina. Baseado no excelente 1.0 turbo estreado no Corsa e Adam, este bloco, também com 1.0 litros de cilindrada, dispensa o uso do turbocompressor, mas oferece ainda assim uma potência de 75cv e 95Nm de binário, mais do que suficiente para imprimir um andamento desafogado ao pequeno e leve Karl. Associado a uma caixa manual de cinco velocidades, este modelo está certificado para consumos na ordem dos 4,5l/100km, valor esse que não esteve muito distante dos valores medidos durante o ensaio.

Por fim, a jogada de génio da Opel, no meu entender, que é o facto de existir apenas uma versão disponível, porém, mais do que completa para um automóvel deste segmento. Com tudo o que possa desejar num automóvel deste segmento, soluções como o ar condicionado e cruise control estão incluídos na lista de equipamento de série, existindo apenas como opcional três packs, o Pack Style de 700 euros, que oferece jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis de nevoeiro com luz de curva integrada e alerta de saída de faixa de rodagem, o Pack Style Jante Estrutural (450 euros) que oferece o mesmo, embora as jantes sejam de ferro de 15 polegadas, e o Pack Inferno (350 euros), que oferece volante em pele e aquecido, bem como os bancos dianteiros aquecidos. Mais simples é impossível.

[fancygallery id=”2″ album=”315″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linhaVelocidade Máxima170 km/h (
Capacidade999 ccAceleração (0-100 km/h)13,9 s
Potência75 cv (6500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário95 Nm (4500 rpm)Cidade (anunciado)5,6
TransmissãoEstrada (anunciado)3,9
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)4,5
CaixaManual de cinco velocidadesEmissões Co2104 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)3,67 / 1,47 / 1,60 mValor base€11 850
Peso939 KgValor viatura testada€12 300
Bagageira215 / 1031 litrosI.U.C.€98.90

[/toggle] [/toggles]