Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Seat reforça parceria com Samsung

A Seat, em conjunto com a SAP, aliaram-se com a Samsung para o desenvolvimento do projecto “Carro Conectado” do futuro. Esta parceria foi revelada durante a 11ª edição da Feira de Tecnologias em Barcelona (MWC – Mobile World Congress). Esta parceria veio reforçar a já existente, revelada no ano passado, onde a Seat e a Samsung acordaram em criar soluções tecnológicas já aplicadas em alguns modelos Seat. Este ano o acordo é reforçado com a chegada da SAP, líder mundial nas aplicações empresariais, negócios em rede e IoT (“Internet of Things”).

“O acordo com a Seat e a SAP reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras para o próximo “Carro Conectado”, esclarece o Dr. Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e chefe do departamento I&D, Software e Serviços da área de comunicações móveis da Samsung. “A Samsung está focada na criação de pontes que liguem a electrónica de consumo à indústria automóvel, integrando a mais avançada tecnologia móvel na experiência de condução”.

Segundo o Presidente Executivo da Seat, Luca de Meo, “Para a SEAT, a conectividade é um factor chave. Esta aliança com a Samsung e a SAP reforçam o foco da Seat no seu objectivo em tornar-se uma referência no campo da conectividade e, acima de tudo, aliar-se aos melhores parceiros para a implementação de novos negócios de ecossistemas de mobilidade”.

“Desenvolver uma solução global na “Internet of Things” que resolva o desafio do estacionamento urbano requer a colaboração entre os líderes do mercado como a Seat, Samsung e SAP”, disse Bernd Leukert, membro da Direcção Executiva da SAP SE, Produto & Inovação. “Ao aproveitar a integração regular através da Rede de Veículos SAP (SVN – SAP Vehicles Network) e da SAP HANA, Plataforma Cloud para a “Internet of Things”, a SEAT ganha acesso ao inventário de estacionamento público de rua e coberto, permitindo ao utilizador pagamentos através do Samsung Pay e total integração com os sistemas “backend” de estacionamento. Juntos, trabalharemos num sistema que permita o acesso facilitado ao estacionamento urbano e, simultaneamente, instalar as bases para vários outros serviços centralizados na utilização do automóvel”.

O objectivo desta aliança é manter os utilizadores ligados, em segurança, enquanto usam a estrada. As equipas I&D da Seat, Samsung e SAP juntaram forças para apresentarem diversos concepts de automóveis “conectados” na MWC. Um desses exemplos é a criação de uma app que permita reservar um lugar de estacionamento e fazer o respectivo pagamento sem sair do carro, utilizando a plataforma Samsung Pay, que já se encontra em vigor na Coreia do Sul e nos EUA. Este serviço simples e seguro de pagamento da Samsung deverá chegar ao mercado europeu nos próximos meses. No último trimestre de 2015 a SAP lançou com sucesso a plataforma SVN no mercado norte-americano e na Europa escolhendo a Samsung Pay como parceiro e focando-se em serviços para o automóvel como o “estacionamento conectado” e “reabastecimento conectado”.

Sob esta premissa, a Seat, a Samsung e a SAP desenvolveram um concept do futuro que pode ser acedido através da Seat ConnectApp. O plano procura que a app permita que o utilizador, através da impressão digital, reserve um lugar de estacionamento a partir de qualquer ponto, navegue até lá e tenha acesso directo através da cancela que abrirá com a aproximação do automóvel. À saída do parque o condutor completará o pagamento directamente através da app sem ser necessário que saia do carro.

Este conceito futurista, que pode ser experimentado na MWC, é o resultado de uma colaboração estreita com a empresa de estacionamento Saba, com os membros da SVN (como o EasyPark) e a Mobile World Capital. Além disto, a experiência com este carro conectado também integra a iniciativa “Mobile Ready”, uma demonstração de acções inovadoras, num contexto real de trânsito citadino, que realça as qualidades da tecnologia móvel na vida dos cidadãos, indústria e organismos públicos. Apoiada pela Mobile World Capital Barcelona, esta iniciativa ajuda à integração da tecnologia móvel e digital no dia-a-dia das pessoas.

Nesta edição do MWC, a Seat e a Samsung apresentam a evolução do sistema Digital Key lançado no ano passado e que se baseia na possibilidade de permitir o fecho e abertura das portas, a regulação do ar condicionado e a operação dos vidros de forma remota, através de um smartphone ou de um “wearable”. A novidade deste ano é uma solução que poderá ser utilizada num futuro modelo Seat, ao permitir que outra pessoa utilize o automóvel sem ser preciso dar-lhe a chave física e mesmo que as duas pessoas estejam em locais distantes. O sistema baseia-se na transferência de forma segura de uma cópia digital da chave para o smartphone, ou equipamento equivalente, da segunda pessoa que passa a ter nas mãos o acesso ao veículo.

O duplicado digital da chave pode ser programado com um tempo de duração. Com a sua expiração, termina também a possibilidade de utilização do carro. O projecto desta app também contempla a gestão das chaves virtuais. Numa fase mais adiantada, poderão ser introduzidas limitações nas funcionalidades do automóvel, como a velocidade máxima permitida ou o modo de condução, entre outros.

Além de tudo isto, a Seat irá revelar durante o Mobile World Congress uma primeira versão da nova app MY SEAT, desenvolvida em colaboração com a Accenture, e que explora os novos serviços disponibilizados pela plataforma Internet of Things (IoT) na ligação dos clientes através do veículo. No espaço da Accenture (Hall 2), e apenas por marcação prévia, a nova App MY SEAT demonstrará as novas funcionalidades, incluindo a ligação remota aos dispositivos domésticos e aos electrodomésticos, com a capacidade de reproduzir os avisos e informações no tablier. Também monitoriza o comportamento do condutor, aconselha os métodos de condução na redução de consumos e descida dos custos de manutenção evitando intervenções desnecessárias.