Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Inauguração da Ponte Aérea Lisboa-Porto regista recorde de passageiros entre cidades

A Ponte Aérea, inaugurada no dia de ontem pela TAP, que realiza o transporte de passageiros entre Porto e Lisboa está a ter o sucesso previsto pela transportadora nacional. Até às 17:30 horas do dia de ontem, de inauguração do novo serviço, a TAP já tinha realizado 26 dos 36 voos diários entre as duas cidades (18 em cada sentido), tendo já sido batido o recorde de passageiros transportados entre as duas cidades num único dia.

Esta Ponte Aérea, que estreia a nova marca da Transportadora Aérea Nacional, a TAP Express, que tem como função substituir a marca PGA – Portugália Airlines, ao realizar um serviço de qualidade equivalente ao existente em muitos países onde as principais cidades se encontram ligadas, como é o caso de Madrid e Barcelona, Roma e Milão, Inssbruck e Viena, Zurique e Genebra, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.

Nesta Ponte Aérea estão a ser utilizados dois dos novos ATR 72-400, com capacidade para 70 lugares, que efectuam a viagem ao mesmo tempo que os aviões anteriormente usados para esta rota. No total, a TAP espera utilizar uma frota de quatro ATR 72 na maior parte dos voos, sendo possível reforçar a rota com Airbus da família A320 nos horários com maior procura, podendo, pontualmente, a rota ser ainda reforçada com os novos Embraer E190.

A operação regional da TAP passará a usar um total de 17 aeronaves, oito ATR 72 (quatro novos e quatro restantes com menos de um ano de idade), que serão operados pela White, e nove Embraer E190, praticamente novos, que serão operados pela PGA. Ambas as frotas serão identificadas pela nova imagem criada para os serviços regionais, os da TAP Express. Assim que todas as novas aeronaves entrarem em vigor, a TAP deixará de usar os Embraer 145 e Fokker 100, permitindo assim à Transportadora reduzir significativamente os custos operacionais e melhorar o serviço para os seus passageiros.