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Red Bull testa sistema de protecção de habitáculo em monolugar no G.P. da Russia

Os sistemas de protecção de habitáculo serão uma realidade para a época de 2017, razão pelo qual diversos fabricantes estão a testar soluções que permitam proteger o piloto em caso de acidente, nomeadamente quando são projectados elementos como rodas e que poderão atingir os veículos em redor.

Depois da Ferrari ter testado o sistema Halo em Espanha, durante os primeiros testes antes da época começar, foi a vez da Red Bull Racing de experimentar a sua solução, o Aeroscreen, que foi colocado num dos monolugares durante os testes em pista do Grande Prémio da Russia, que decorrerá este fim-de-semana.

A solução utilizada difere, no entanto, do sistema Halo da Ferrari e da Mercedes-AMG, uma vez que utiliza uma viseira completa, evitando a utilização de uma barra central, como utilizam as soluções Halo. Para já, ambos os pilotos da Red Bull Racing tiveram oportunidade de experimentar em simulador, tendo o Australiano Daniel Ricciardo sido o único piloto a testar a solução, sendo as primeiras impressões bastante positivas.

F1 RedBull Aeroscreen_01

Apesar das maiores dificuldades no aperto dos cintos por parte dos assistentes na boxe e na visibilidade das luzes que dão indicação para o regresso à pista, Ricciardo afirmou que em termos de visibilidade não sentiu qualquer diferença na utilização do sistema Aeroscreen.

Contudo, nem todos estão a favor da solução usada pela Red Bull Racing, como Lewis Hamilton, que compara o Aeroscreen a um escudo de polícia antimotim. Independentemente das questões estéticas e das (possíveis) vantagens aerodinâmicas, é inquestionável o contributo que esta solução terá para a segurança dos pilotos, conforme poderá verificar nos videos partilhados pela Red Bull Racing.