Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nissan conquista a maior frota de táxis eléctricos do Mundo

A Nissan e a La Ciudad del Taxi anunciaram a criação da maior frota de táxis 100% eléctricos no mundo, que irá contar com 110 Nissan LEAF 30kWh, oferecendo serviços de táxi de emissões zero em Madrid. O acordo agora assinado entre a Nissan e a La Ciudad del Taxi coloca Madrid ao nível de outras capitais europeias na utilização de táxis eléctricos, como Amesterdão que recebeu 100 Nissan LEAF e Nissan eNV200 e Budapeste, que conta actualmente com 65 Nissan LEAF táxi.

Gareth Dunsmore, Director de Veículos Eléctricos da Nissan Europa afirmou: “Cidades de todo o mundo estão a enfrentar grandes desafios no que diz respeito à má qualidade do ar e ao aumento das emissões de gases com efeito de estufa. A adição de veículos de emissões zero, como o Nissan LEAF, aos serviços de táxi disponíveis nas principais cidades é um passo crucial para enfrentar claramente estes desafios”.

“A La Ciudad del Taxi partilha o mesmo espírito pioneiro da Nissan e é com grande entusiasmo que vejo a cidade de Madrid na vanguarda da revolução eléctrica com este negócio de referência, que irá contar com mais de 100 Nissan LEAF a prestar serviços de táxi sustentáveis e limpos a pessoas por toda a cidade”, concluiu Dunsmore.

Já Jesús Ramos Fernández, Presidente da La Ciudad del Taxi declarou: “Esta operação irá definir os padrões para a mobilidade do futuro no que diz respeito ao sector dos táxis. Os transportes de emissões zero irão desempenhar uma importante função neste sector e este negócio de frota celebrado com a Nissan irá ajudar a colocar Madrid na vanguarda dos serviços de mobilidade sustentável”.

Taxi Leaf_02

O Nissan LEAF é o veículo eléctrico mais vendido no mundo, com mais de 220.000 unidades vendidas globalmente. Na sua nova versão de 30kWh, o Nissan LEAF proporciona uma autonomia até 250 km com uma única carga, fazendo com que este seja um veículo ideal para serviços de táxi, já que adicionalmente, as suas dimensões e capacidade de carga, conforto e desempenho se adaptam na perfeição a este tipo de serviço em ambientes urbanos. Para além dos benefícios das emissões zero, o Nissan LEAF oferece também custos de funcionamento quatro vezes mais baixos do que os de um motor de combustão convencional e poupanças até 40% nos custos de manutenção.

O mercado dos táxis eléctricos na Europa está a crescer rapidamente com os operadores destes serviços a adoptarem os benefícios da mobilidade de emissões zero. A Nissan vendeu quase 800 veículos eléctricos (LEAF e eNV200) a operadores e proprietários de táxis de toda a Europa e os três principais mercados europeus para os táxis eléctricos da Nissan incluem Espanha, Países Baixos e o Reino Unido.

A região de Madrid está a demonstrar o seu compromisso com a mobilidade eléctrica através de um programa de bolsas que será apresentado em Junho e ao qual se poderão candidatar os profissionais do sector, incluindo motoristas de táxis. Para além disso, o Governo Regional de Espanha vai disponibilizar 2 milhões de euros para apoiar este compromisso firme com a mobilidade sustentável de emissões zero e 100% eléctrica. O Conselho Municipal de Madrid confirmou também que está pronto para instalar a infraestrutura de carregamento rápido em toda a capital.

Taxi Leaf_03