Secções

Notícias

Ensaios

Espaço

Agência Espacial Indiana lança protótipo de nave espacial reutilizável com sucesso

A agência espacial Indian Space Research Organisation (ISRO) lançou hoje, a partir do Centro Espacial de Satish Dhawan em Sriharikota, o protótipo do seu primeiro veículo espacial reutilizável (RLV-TD Reusable Launch Vehicle). Na realidade tratou-se de uma aeronave à escala da versão final do projecto, tendo este apenas 7 metros de comprimento, 1/6 do comprimento total do modelo final que deverá estar pronto no prazo de uma década.

Lançado juntamente com um foguetão de combustível sólido HS9, o conjunto foi lançado com sucesso às 7h locais, tendo a separação dos módulos ocorrido 91,1 segundos após o lançamento, quando este atingiu os 56km de altitude, tendo o RLV-TD atingido uma altitude máxima de 69 quilómetros de altitude antes de regressar à Terra.

Ao contrário das expectativas iniciais, o RLV-TD aterrou com sucesso após uma reentrada na atmosfera, onde terá atingido uma velocidade máxima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som), este aterrou a 450km de distância de Sriharikota, numa viagem que durou um total de 770 segundos. Durante este voo, foram experimentados com sucesso os sistemas de protecção térmica, fundamental para a reentrada na atmosfera, bem como os sistemas de navegação autónoma.

Através deste lançamento com sucesso, a agência espacial indiana torna-se assim na primeira agência espacial asiática a conseguir lançar com sucesso uma nave reutilizável. Este lançamento “low cost”, como o próprio primeiro ministro indiano afirma (Narendra Modi), esteve avaliado em apenas 14 milhões de dólares (cerca de 12,5 milhões de euros), um valor significativamente inferior aos mais de 1.7 mil milhões de dólares por aeronave e 450 milhões de dólares pelo lançamento que custou cada missão dos descontinuados Space Shuttle norte americanos.